A Peugeot apresenta a versão 100% elétrica do furgão Partner, o e-Partner, que chega à Europa no segundo semestre de 2021.

O novo e-Partner chega ao mercado em complemento aos novos e-Expert e e-Boxer, os outros comerciais ligeiros (VCL) da marca francesa.

Com mais de dois milhões de unidades produzidas e vendido em mais de 100 países, o Partner, lançado em 1996 pela Peugeot, é um caso de sucesso no segmento dos VCL da marca.

A atual geração, em 2020, obteve um total de 4.350 unidades comercializadas em Portugal, o que espelha bem a importância deste furgão compacto junto dos clientes profissionais.

Importância essa que não se verifica apenas em Portugal. Na Europa, o mercado deste tipo de furgões representa mais de 610 mil veículos, sendo que a sua quota de mercado do Peugeot Partner tem aumentado sucessivamente desde o lançamento da atual geração (em 2018).

Assim, e dando resposta às crescentes necessidades dos clientes-empresa que procuram VCL para responder às exigências do sector dos serviços e da distribuição, a Peugeot decidiu – tal como as restantes marcas do grupo PSA, com os Combo-e e ë-Berlingo Van – dar vida ao e-Partner.

A Peugeot diz que o e-Partner está apto para responder às necessidades de todos os tipos de utilização e de clientes, sejam eles profissionais de serviços, empresas de entregas que se preocupam com a sua imagem eco-responsável ou organismos públicos que necessitem de um veículo zero emissões capaz de assegurar o transporte de mercadorias nas deslocações diárias.

Estão ainda disponíveis diversas transformações, executadas por carroçadores especializados, para utilizações ainda mais específicas, como é o caso de ambulâncias, viaturas de bombeiros, polícias ou estruturas isotérmicas, por exemplo.

peugeot e-partner

Versões

O novo e-Partner está disponível nas mesmas versões das motorizações térmicas:

  • Furgão Simples – dois comprimentos: Standard, de 4,40 metros; Longa, de 4,75 metros; com três lugares
  • Furgões Mistos – cinco lugares, fixos ou rebatíveis, apenas na versão Longa

Com uma altura inferior a 1,90 metros, garantindo assim o fácil acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneo, o e-Partner conta com um sistema de direção assistida com um raio de viragem de 10,8 metros (na versão Standard, entre passeios).

Visto tratar-se de um veículo elétrico, as baterias estão alojadas sob o piso, sem qualquer impacto no volume de carga. O volume útil deste VCL 100% elétrico é de até 4,4 metros cúbicos, no caso da versão Longa e de 3,8 metros cúbicos na versão Standard.

A carga útil deste furgão é de até 800 kg e a capacidade de reboque é de até 750 kg.

Já no espaço de carga, o piso plano tem um compartimento útil que foi aumentado para 3,09 metros na versão Standard e 3,44 metros na versão Longa.

Eletrificação francesa

Baseado na plataforma modular multienergias EMP2, o e-Partner está equipado com um motor elétrico de 100 kW e um binário de 260 Nm disponível a partir do arranque.

A cadeia de tração elétrica (motor elétrico, inversor e carregador-conversor de corrente contínua/corrente alterna) assemelha-se à utilizada no novo e-Expert. Aí é feita uma adaptação no redutor da transmissão para corresponder aos constrangimentos de carregamento inerentes à utilização de VCL.

Ambas as versões – Standard e Longa – estão disponíveis com uma bateria de iões de lítio composta por 18 módulos com uma capacidade de 50 kWh, sendo a autonomia máxima anunciada para este furgão de 275 km (consoante a versão).

A marca disponibilizou dois tipos de carregadores de bordo:

  • Monofáriso de 7,4 kW (de série)
  • Trifásico de 11 kW (opcional)

peugeot e-partner

Os tempos de carregamento da bateria do e-Partner são os seguintes:

  • 30 minutos para 80% da carga em carregadores rápidos de 100 kW
  • 5h (com o carregador de bordo de 11 kW) para carga completa numa Wall Box de 11 kW
  • 7h30 (com o carregador de bordo de 7,4 kW) para carga completa numa Wall Box de 7,4 kW
  • 15h para carga completa a partir de uma tomada reforçada (16A)
  • 31h para carga completa a partir de uma tomada standard (8A)

Na condução, o utilizador dispõe de três modos de condução, a partir de um seletor. São eles:

  • Eco (60 kW, 190 Nm)
  • Normal (80 kW, 210 Nm)
  • Power (100 kW, 260 Nm)

https://fleetmagazine.pt/2021/01/19/mercado-europeu-de-ligeiros-de-passageiros-novos-2020/

Ajudas à condução

A Peugeot equipou o e-Partner com um conjunto e tecnologias e ajudas à condução de forma a facilitar o trabalho dos profissionais que passam o dia ao volante.

Assim, estão disponíveis:

  • Acesso e arranque mãos livres
  • Carregamento por indução (sem fios) para smartphone
  • Advanced Grip Control com 5 níveis de aderência
  • Ajuda ao arranque em subida
  • Visiopark 180° (câmara de marcha-atrás)
  • Surround rear vision (vigilância do espaço exterior traseiro e lateral do lado passageiro, com apresentação das imagens num ecrã dedicado de 5 polegadas no local do retrovisor)
  • Regulador/limitador de velocidade
  • Alerta de transposição involuntária de faixa
  • Alerta de risco de colisão
  • Travagem automática de emergência
  • Alerta de atenção do condutor
  • Comutação automática das luzes de máximos
  • Reconhecimento alargado dos sinais e painéis de recomendação
  • Sistema de vigilância do ângulo morto
  • Sistema de controlo de estabilidade do reboque
  • Indicador de carga excessiva

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