Pensado para deslocações profissionais e pessoais, o novo Peugeot e-Traveller é o novo furgão com capacidade até nove lugares 100% elétrico da marca francesa e chega à europa a partir do segundo semestre deste ano.
Um veículo 100% elétrico pensado para o transporte de passageiros que chega ao mercado disponível em duas gamas: Navette e Combispace.
Mas é a versão Navette, dedicada ao transporte profissional de passageiros (táxis, veículos de turismo com condutor, hotéis ou aeroportos) que merece o nosso destaque. Disponibilizado em diferentes níveis de equipamento: Business (de cinco a nove lugares) e Business VIP (seis a sete lugares), o e-Traveller Navette facilita o acesso a bordo graças às portas laterais deslizantes motorizadas e com funcionamento mãos-livres presentes em ambos os lados.
Dependendo da versão, os assentos das segunda e terceira filas são deslizantes, independentes e possuem apoios de braços ou podem ser divididos em 2/3 – 1/3. Através de um único comando, é possível reclinar o assento e aumentar o espaço de passagem para os assentos traseiros.
O Peugeot e-Traveller está disponível em três comprimentos: Compacto (4,60 m), Standard (4,95 m) e Longo (5,30 m), além de ter uma altura limitada a 1,90 m, o que lhe permite a entrada na maioria dos parques de estacionamento nacionais.
Além de poder transportar até nove pessoas, o e-Traveller possui, com lotação máxima, 1.500 litros de volume de bagageira, sendo este valor duplicado quando ocupado com cinco passageiros. Removendo as segunda e terceira filas de passageiros, a capacidade de carga pode chegar aos 4.900 litros. Já a capacidade de reboque do e-Traveller chega aos 1.000 kg.
Parte da otimização do espaço de carga deve-se também à colocação das baterias sob o piso, o que não compromete o volume da bagageira ou a lotação disponível no interior do veículo.
100% elétrico
À semelhança do comercial ligeiro 100% elétrico e-Expert, o e-Traveller baseia-se na plataforma modular multienergias EMP2 do grupo PSA e integra um motor elétrico de 100 kW e um binário máximo de 260 Nm disponível de imediato. O e-Traveller pode ser proposto consoante as necessidades dos clientes, com baterias de iões de lítio com capacidades de 50 kWh (18 módulos) ou 75 kWh (27 módulos). A bateria do e-Traveller está coberta por uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da sua capacidade de carga.
A bateria de 50 kWh está disponível nas três versões de comprimento e garante 230 km de autonomia máxima (em ciclo WLTP) com uma carga.
Quanto à bateria de 75 kWh, disponível nas versões Standard e Longo, permite uma autonomia de 330 km (em ciclo WLTP).
Carregamento
O Peugeot e-Traveller possui dois tipos de carregadores de bordo (um monofásico de 7,4 kW de série e um trifásico de 11 kW como opção).
Os tempos de carregamento variam consoante a opção de bateria:
Tomada standard (8A) | Tomada reforçada (16A) | Wallbox de 7,4 kW | Wallbox de 11 kW | Posto público (até 100 kW) | |
Bateria de 50 kWh | 31 horas | 15 horas | 7h30 | 5 horas | 30 min (80% da carga) |
Bateria de 75 kWh | 47 horas | 23 horas | 11h20 | 7h30 | 45 min |
Ajudas à condução
Todas as versões do e-Traveller podem ser equipadas com as seguintes tecnologias e ajudas:
- Portas laterais deslizantes com acesso “braços ocupados”
- Acesso e arranque mãos-livres
- Head-Up display
- Grip Control
- Ajuda ao arranque em subida
- Visiopark 1, câmara de marcha-atrás 180°
- Regulador/limitador de velocidade
- Alerta de transposição involuntária de faixa
- Alerta de risco de colisão
- Travagem automática de emergência
- Alerta de atenção do condutor
- Comutação automática das luzes de máximos
- Reconhecimento e recomendação dos sinais de velocidade
- Reconhecimento alargado dos sinais (stop, sentido proibido)
- Sistema de vigilância do ângulo morto