Mais três veículos comerciais ligeiros renovados em simultâneo dentro do Grupo Stellantis, desta vez na marca Peugeot, que numa ofensiva sem precedentes renova os modelos Partner, Expert e Boxer, munindo-os de um novo aspeto, mais distintivo e marcante, novas tecnologias, serviços conectados e motorizações 100% elétricas mais eficientes e adaptadas a todas as necessidades.
E é mesmo nestas três variantes 100% elétricas que a Peugeot se debruça com novos argumentos. O E-Parter, o E-Expert e o E-Boxer são as novas estrelas da gama comercial Peugeot. Fique a conhecê-los melhor.
Conteúdo deste artigo
E-Partner
Disponível em dois tamanhos: furgão standard de 4,40 metros, cabina standard até 3 lugares ou furgão longo de 4,75 metros, cabina standard ou alongada (até 5 lugares), o E-Partner é um dos principais responsáveis pelo sucesso da gama profissional Peugeot.
Este modelo deverá, diz o fabricante, representar 1/3 do segmento europeu de furgões.
Uma ambição clara e determinada da marca, que apresenta agora um modelo com uma autonomia de até 330 km. Números conseguidos graças a uma bateria com 50 kWh de capacidade útil e que, aliada a um motor 100% elétrico semelhante ao que equipa os outros modelos desta classe dentro do Grupo, debita 136 cv e tem um binário máximo de 270 Nm.
Dotado de um carregador de bordo de 7,4 kW (11 kW disponível como opcional), o E-Partner permite recarregar a bateria em:
- 30 minutos a partir de um carregador de 100 kW;
- 5 horas numa wallbox de 11 kW (quando equipado com o carregador de bordo de 11 kW);
- 7h30 a partir de uma wallbox de 7,4 kW (com o carregador de bordo de série).
Saltam também à vista as diferentes atualizações feitas ao nível estético, com a nova grelha frontal, que conta já com o novo emblema Peugeot, o pára-choques com design modernizado e os novos faróis dianteiros com a já emblemática assinatura luminosa de três garras do emblema francês.
Ao volante, o novo painel de bordo apresenta o i-Cockpit® com um novo ecrã tátil de dez polegadas de alta definição, sendo que o volante integra comandos para a gestão do sistema áudio, do Cruise Control e das patilhas, que garantem a regulação dos diferentes níveis de travagem regenerativa.
E no que respeita às tecnologias, controláveis a partir do lugar do condutor, a Peugeot equipa o E-Partner com ligação sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto e um carregador para smartphone sem fios.
No capítulo das ajudas à condução, destaque para o novo Dynamic Surround View, composto por duas câmaras (uma por cima das portas traseiras e outra por baixo do retrovisor exterior, do lado do passageiro) que permitem ao condutor uma visão digital ótima da traseira do veículo, bem como da área circundante do lado do passageiro. A isto acresce a completa gama de sistemas de ajuda à condução, composta por 17 ADAS, que foram reforçados neste renovado modelo com o Cruise Control Adaptativo.
Peugeot Partner eleito Comercial do Ano nos prémios Modelo do Ano Locarent
Uma completa gama de motores
Se o profissional ainda não estiver pronto para fazer a transição elétrica, a Peugeot propõe uma gama de propostas térmicas, com motores a gasolina PureTech de 110 cv ou motores diesel BlueHDi de 100 ou 130 cv.
O renovado Peugeot Partner é vendido, nas suas versões a combustão interna, a partir de 24.010 euros (valor com IVA) e a partir de 28.979 euros (acresce IVA) nas versões zero emissões.
E-Expert
Este furgão compacto mantém as características de robustez que caracterizaram a anterior geração, mas desta vez com novos argumentos ao nível da eficácia e da conectividade de última geração.
O Expert, na sua variante 100% elétrica, pode ser configurado em diferentes versões: Standard de 4,98 m ou Longo de 5,33 m, Semi-vidrado Standard ou Longo, de cinco ou seis lugares, e Combi de nove lugares Standard ou Longo.
Um dos grandes trunfos do novo E-Expert é conjugação da sua autonomia, que aumentou agora para 350 km, com as suas capacidades de transporte de carga: volume útil máximo de 6,6 metros cúbicos, uma carga útil de 1.263 kg e um peso máximo rebocável de uma tonelada. A isso acresce ainda o raio de viragem de 12,4 metros entre passeios (na versão de carroçaria Standard) e a sua altura limitada a 1,90 metros, que lhe permite o acesso a qualquer parque de estacionamento.
Com uma dianteira que adota o novo visual da gama Peugeot (grelha de radiador redesenhada, novo emblema da marca e faróis full LED), o E-Expert apresenta-se agora, no interior, com mais e maiores compartimentos de arrumação, nomeadamente na parte superior do painel de bordo e na consola central. Consola central essa que conta com um novo cluster de instrumentos 100% digital e com um grande ecrã tátil HD de dez polegadas, que recebe os controlos do sistema áudio e da navegação conectada TOMTOM 3D. A isso junta-se o assistente de voz “OK Peugeot”, que reponde às ordens de comando das principais funções do veículo.
No capítulo da oferta elétrica, o novo E-Expert conta com um mmotor elétrico de 136 cv e pode ser equipado com dois tipos de bateria: uma de 50 kWh, disponível no chassis Standard e Longo, que oferece até 224 km de autonomia. E outra de 75 kWh, que pode ser equipada em qualquer chassis e garante até 350 km de condução com uma só carga.
Estas baterias podem ser carregadas num carregador de 100 kW: em 38 minutos na variante de 50 kWh de capacidade e em 45 minutos na variante de 75 kWh. Já numa wallbox de 11 kW (quando o E-Expert está equipado com um carregador de bordo opcional de 11 kW), esse tempo é de 4h50 para a bateria de 50 kWh e de 7h30 para a bateria de 75 kWh. A partir de uma wallbox de 7,4 kW, o tempo de recarga é de 6h40 para a bateria de 50 kWh e de 11h20 para a bateria de 75 kWh.
E porque nem só de veículos elétricos vivem as empresas, a Peugeot dotou o Expert de versões equipadas com motorizações BlueHDi de 120 ou 145 cv, associadas a uma caixa manual de seis velocidades, e BlueHDi de 180 cv, com caixa automática de oito velocidades (disponível igualmente no motor BlueHDi de 145 cv).
O novo Expert é vendido, nas variantes diesel, a partir dos 38.274 euros (valor com IVA) e a partir dos 36.549 euros (valor sem IVA) nas variantes elétricas E-Expert.
Peugeot E-3008: o leão continua a mostrar a sua raça e está cada vez mais elétrico
E-Boxer
A grande novidade deste furgão de grandes dimensões é o motor 100% elétrico de 270 cv, que aliado a uma bateria de 110 kWh garante uma autonomia de até 420 km.
Equipado com um carregador trifásico de bordo de 11 kW, o E-Boxer permite carregamento em infraestruturas de corrente contínua capazes de atingir os 150 kW. Assim, e para facilitar o trabalho dos profissionais, será possível carregar o E-Boxer num posto de 150 kW em 55 minutos. Já numa wallbox de 11 kW, a recarga completa demora 11h45.
Mas os componentes elétricos de alta tensão não são a única novidade no novo E-Boxer, que beneficia agora de alterações no estilo exterior, com faróis totalmente em LED ou de um novo habitáculo, objeto de uma profunda renovação face à anterior geração, como novo volante, cluster de instrumentos, tablier, tecidos dos bancos e até painéis das portas.
Esta é uma gama que, diz a Peugeot, quer responder a todas as necessidades dos profissionais.
Disponível em várias versões, o E-Boxer pode ser configurado com duas distâncias entre eixos (3,45 m e 4,04 m), sendo que os furgões podem ter dois comprimentos (L2 e L4), para um total de quatro silhuetas que oferecem entre 13 e 17 metros cúbicos de volume de carga.
Servindo também de base de trabalho para transformações específicas, o E-Boxer com distância entre eixos de 4,04 m está também disponível na variante Chassis Cabina Simples L3 ou L4, ou em Chassis Cabina Dupla L3 ou L4.
O renovado furgão Peugeot Boxer dispõe de preços a partir dos 48.624 euros (IVA incluído) e, para a versão E-Boxer, a partir dos 50.390 euros (valor sem IVA).
Comerciais Peugeot conectados
Para garantir que os condutores profissionais têm o máximo acompanhamento, a gama de comerciais Peugeot propõe, através do Free2move Charge, o acesso a diferentes soluções de carregamento:
- Em casa ou no local de trabalho, através de uma vasta gama de equipamentos, além de garantir um diagnóstico de avaliação da instalação elétrica necessária e a melhor solução de carregamento. Assegura ainda a instalação final através de parceiros selecionados;
- Uma oferta de carregamento público através do Free2move Charge, que permite o acesso a uma rede de mais de 580 mil pontos de carregamento espalhados pela Europa.
Além disto, a app MyPeugeot acrescenta novas funções e serviços conectados à gama comercial da marca francesa:
- Oferece um registo de manutenção virtual;
- Transmite ao sistema de navegação de bordo dos E-Partner e E-Expert os trajetos efetuados à distância no smartphone. O sistema de navegação executa instruções verbais;
- Recarregar os comerciais nos momentos mais convenientes e de acordo com a disponibilidade dos pontos de carregamento. Através da app eRoutes, o condutor pode também tirar partido deste serviço através da função de espelho do sistema de navegação (modelos E-Partner e E-Expert);
- Gerir o fecho centralizado das portas e ativar as luzes e a buzina à distância;
- Iniciar ou programar o pré-condicionamento térmico e visualizar, programar, iniciar ou adiar o carregamento da bateria à distância.