peugeotQuanto custa a uma empresa a imobilização de um veículo por avaria? A resposta não se afigura fácil, mas é um cenário que todas as empresas procuram evitar devido aos custos associados e problemas logísticos que comporta. A fiabilidade é assim um dos critérios mais importantes na decisão pela aquisição de uma determinada frota.

A Peugeot sabe disso e, pela representação que o mercado frotista tem no seu mix de vendas, tem apostado cada vez mais no estudo e desenvolvimento de soluções que permitam o menor tempo de imobilização dos seus modelos a máxima redução do índice de problemas mecânicos e elétricos nos periféricos dos seus modelos.

O Centro Técnico de Belchamp é apenas um dos fatores críticos nesta equação de fiabilidade que a Peugeot quer que tenha um resultado positivo – os outros dois são a produção e o serviço pós-venda. Tendo em atenção este primeiro fator, visitámos o centro onde centenas de engenheiros se encarregam, há vários anos, de que os modelos da marca não falhem no dia-a-dia.

Peugeot 308: o case study

peugeotAtualmente, o Peugeot 308 é um dos modelos da marca francesa com melhor performance comercial junto das empresas. Um resultado a que não será alheia a política de qualidade da marca e o seu posicionamento no mercado. Fruto deste investimento foi a consequente evolução do valor residual do modelo, face à concorrência.

Entre workshops, testes em estrada e ensaios em laboratório, assistimos a todos os procedimentos a que a Peugeot submete os componentes do Peugeot 308. Todos os elementos são testados, do bloco do motor até a estrutura e calha dos bancos. A título de exemplo, os testes relativos à qualidade de fabrico dos bancos decorrem durante três dias non-stop e dividem-se em repetições de 30.000 a 40.000 ciclos de utilização, para posteriormente ser avaliado o desgaste do tecido e estrutura do banco.

Qualidade de construção – objetivos e avaliação

peugeotSegundo a marca, os níveis de qualidade e procedimentos estreados no Peugeot 308 vão, no futuro, estender-se a todos os veículos da marca. Dois anos depois do lançamento do Peugeot 308 no mercado, os inquéritos realizados junto dos clientes, utilizadores profissionais, testes de imprensa e testes internos, demonstraram que a qualidade de construção da gama permanece intacta, mesmo em veículos com longa quilometragem e conduzidos em condições adversas. Estes fatores positivos resultam de um exigente processo de qualidade nas peças utilizadas em cada componente.

A nível de perceção dos consumidores, relativamente ao envelhecimento dos seus veículos, concluíram que os clientes consideram que um carro ainda é considerado “novo” ao fim de três anos de uso, não apresentando quaisquer problemas; ao fim de cinco anos de uso (70 mil km aprox.), os carros começam a apresentar os primeiros sinais de uso e desgaste, considerados normais; depois de 6 a 8 anos (100 mil km aprox.) são necessárias as primeiras reparações mais consistentes, assim como um aumento considerável de sinais de uso e desgaste do automóvel; por fim, os clientes consideram um carro “velho” a partir dos 9 anos (150 mil km aprox.).

Test-drive

peugeotOs 80 jornalistas puderam fazer um teste de condução para comprovar a preocupação da Peugeot em manter a qualidade das suas viaturas ao longo de vastos anos de uso. À disposição estavam alguns modelos da gama 308, com quilometragem equivalente a carros recentes (40 mil km) e mais antigos (120 mil km), vindos diretamente de proprietários particulares ou usados internamente sob condições exigentes.

Após o test-drive às unidades berlina e SW, o funcionamento dos componentes de direção, suspensões e performance do motor foram eficazes, assim como a eficiência de todos equipamentos (ar-condicionado, rádio e estruturas móveis), sendo praticamente impercetível a diferença entre uma unidade nova e uma unidade usada com 120 mil km.

Os números do Centro de Testes de Belchamp

– Um dos nove Centro de Testes do grupo PSA Peugeot Citroen;

– 1138 empregados (46% técnicos, 41% engenheiros, 13% trabalhadores);

– 25 pistas e 35km de asfalto;

– Mais de 1400 instalações para testes;

– Investimento anual de 5 milhões de euros (2015 & 2016).