As viaturas comerciais ligeiras Piaggio de quatro rodas vão entrar no mercado português através do Grupo Bergé Auto (1).

Em Portugal, o grupo já é responsável pela presença da Mitsubishi, Fuso, Kia, Isuzu e Maxus.

A gama de comerciais ligeiros Porter NP6 está previsto chegar ao mercado nacional no final do terceiro trimestre deste ano.

piaggio comerciais

A oferta contempla versões em chassis cabina com várias distâncias entre eixos, tanto em rodado simples como duplo, bem como soluções de caixa de carga fixa ou basculante disponíveis para toda a gama.

Em matéria de motores, a gama Piaggio Porter NP6 conta com o motor Euro6D-FINAL de 1.5 litros de 16 V bifuel (GPL), acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades.

Conta com autonomias GPL de até 400 km.

“A oferta da Piaggio Commercial e a experiência de um grupo mundial de referência na indústria da mobilidade como é o Grupo Piaggio, está perfeitamente alinhada com a atual estratégia do Grupo Bergé Auto no que respeita à expansão do seu potencial de negócios no mercado português, em particular, mas igualmente por toda a Europa”, refere Francisco Geraldes, Administrador da Bergé Auto em Portugal.

Grupo Piaggio: origem e atividade

Marca conhecida como construtor europeu de viaturas de duas rodas (scooters e motorizadas), a Piaggio Commercial é hoje uma operação autónoma e parte integrante do segmento de negócio de viaturas comerciais do grupo Piaggio.

De origem italiana e conhecido como um player de referência mundial no fabrico e comercialização de viaturas de duas rodas e um dos principais líderes mundiais da indústria.

Atualmente, o Grupo Piaggio está dividido em três ramos de atividade que operam de forma autónoma:

  •  Scooter e Motorizadas: divisão de negócio de duas rodas que inclui as scooters Vespa, Liberty, Beverly, Medley e MP3, bem como as motorizadas adquiridas pelo Grupo: Aprilia, Moto Guzzi, Gilera e Derbi;
  • Comerciais Ligeiros: area de atividade que compreende soluções de três rodas com o fabrico e comercialização da Ape e de quatro rodas com a Porter;
  • Robótica: denominada de Piaggio Fast Forward é uma divisão composta por uma equipa de inovação e tecnologia interdisciplinar centrada no desenvolvimento de plataformas inovadoras e criação de soluções de mobilidade para as pessoas.

A nível mundial, o Grupo Piaggio tem seis centros de produção:

  • Quatro fábricas em Itália, sendo a maior delas localizada em Pontedera (Pisa), onde são produzidos para a Europa as viaturas comerciais ligeiras;
  • Duas unidades além-fronteiras. Em Baramati, na Índia, inaugurada em 2009, e em Hanoi, no Vietnam, desde 2012.

No que concerne a centros de pesquisa e desenvolvimento (R&D) o Grupo conta com quatro instalações, duas em Itália e duas nos EUA – em Boston e na Califórnia.

(1) A Bergé Auto é um dos maiores distribuidores do setor automóvel na Europa e na América Latina, com mais de 2,3 milhões de automóveis vendidos desde 1979. Está presente em 14 mercados e representa 29 marcas em todo o mundo. Em Portugal, é importadora das marcas Mitsubishi, Fuso, Kia, Isuzu, Maxus e Piaggio Commercial, e detém a sucursal de retalho Univex.