Chama-se Porter NP6 e é a nova aposta da Piaggio para veículos comerciais.
Disponível em Portugal a partir de 18.100 euros (+ IVA), o Piaggio Porter NP6 é um camião citadino – um veículo pensado para utilização em zonas urbanas ou para o transporte de carga em trajetos de curta/média duração.
Em 1992 saiu o primeiro modelo, na altura designado como “o trabalhador robusto de pequena dimensão”.
Agora, 30 anos depois, a Piaggio oferece o Porter NP6, uma solução disponível nas variantes de chassis curto ou de chassis longo.
De notar que o Porter NP6 permite perto de 1.400 possibilidades de configuração, adaptando-se por isso a qualquer necessidade ou preferência do utilizador profissional.
Conteúdo deste artigo
Motorizações
O Piaggio Porter NP6 conta com um motor de quatro cilindros e 1.498 cc que pode incluir um de dois tipos de alimentação combinada (ou CombiFuel, como diz a marca), ambos cumprindo a norma de emissões Euro 6D Final:
- Gasolina/GPL (Gás de Petróleo Liquefeito)
- Gasolina/GNC (Gás Natural Comprimido)
Uma das grandes vantagens deste bloco motorizado é a sua construção em alumínio e distribuição por corrente, contribuindo assim para os seus baixos custos de manutenção.
Alimentado a gasolina, este bloco é capaz de debitar até 106 cv, produzindo um binário de 136 Nm às 4.500 rpm.
Dependendo da versão, o sistema de combustível utiliza um ou mais depósitos de alta pressão localizados sob a plataforma de carga – solução que não afeta a capacidade de transporte de carga do modelo.
Mas como funciona?
O Piaggio Porter NP6 foi concebido para funcionar no modo de gás por predefinição, excetuando na fase de arranque do motor, que ocorre no modo de gasolina.
Isto significa que assim que o motor atinge a sua temperatura normal de funcionamento, o sistema de alimentação transita automaticamente para o modo de locomoção a gás.
Ao condutor que pretender alternar entre os dois modos, basta acionar um interruptor que permite alterar o modo de condução manualmente – botão esse que, com quatro indicadores LED, diz qual o nível de gás presente no depósito. Acompanha este indicador uma luz que se acende quando o veículo se encontra a funcionar a gás.
Pesos e dimensões do Piaggio Porter NP6
O grande desafio das marcas que operam nos centros urbanos é a versatilidade nos centros urbanos, mantendo uma capacidade de carga otimizada.
Assim, em comparação com a geração anterior, o comprimento da cabina aumentou 245 mm (1.640 mm no total) – um valor que é cerca de 500 mm inferior ao da média dos veículos comerciais ligeiros.
Na sua versão mais compacta, o Porter NP6 tem uma pegada no solo de 6,9 metros quadrados, o que garante uma capacidade de carga de 200 kg por cada metro quadrado ocupado.
Também em relação ao modelo anterior, a capacidade de carga efetiva aumentou quase 30% (o limite máximo de peso sobre a estrutura é de 1.275 kg na versão de eixo traseiro de rodas individuais e de 1.610 kg na versão de rodas duplas, com o peso bruto até 2.800 kg).
Números que revelam que o Porter NP6 é capaz de transportar carga com pesos superiores ao seu.
Adaptável a todos os contextos
É possível ao cliente profissional combinar versões de distância entre eixos curta (L1) ou longa (L2) com eixos traseiros de roda individual (SW) ou dupla (TW).
Além disso, dispõe de duas configurações prontas a utilizar (com plataforma fixa ou basculante).
Para as empresas carroçadoras, foi criada uma secção específica no site da Piaggio Comercial. Aí é possível consultar:
- Toda a informação necessária para instalar equipamento
- Fichas técnicas
- Desenhos técnicos
- Documentos de homologação
- Diretivas para carroçadores
- Autorizações
- Ferramentas de cálculo dedicadas
Três versões de configuração do Piaggio Porter NP6
- Versão com plataforma fixa: uma solução para quem procura uma plataforma de carga plana. A plataforma encontra-se a 800 mm do solo. Os taipais laterais e traseiro, produzidos em liga de alumínio, permitem abri-la nas três laterais. Esta plataforma está disponível em dois comprimentos (normal ou extra), garantindo espaço, em ambos os casos, para quatro europaletes.
- Versão com plataforma basculante: o Piaggio Porter NP6 Tipper Deck conjuga as vantagens da variante de plataforma fixa com os benefícios de um sistema basculante eletrohidráulico (ângulo máximo de inclinação de 45º). Este é um modelo pensado para o transporte de cargas soltas e materiais pesados por pequenas e médias empresas a operarem no ramo da construção. A plataforma de carga é fornecida de série, com uma proteção de cabina e taipais de alumínio, podendo estes ser abertos pelos três lados.
- Versão chassis: não tem caixa de carga. Foi concebida para ser “o ponto de partida” para transformações, sejam elas destinadas a logística urbana, distribuição de alimentos, jardinagem, manutenção de espaços, oficinas móveis, construção, publicidade ou obras públicas, por exemplo. É possível instalar tomadas de força de até 16 kW de potência, montadas junto a motor e na parte inferior da transmissão.
Segurança e conforto em viagem
Desenhado para permitir uma melhor visibilidade e controlo ao condutor, o posto de condução do Piaggio Porter NP6 afigura-se como uma estação de trabalho bem equipada e suportada por diversos sistemas de auxílio ao condutor.
Disponível com quatro níveis de equipamento (Plus, Top, HD e HD Top), o Piaggio Porter NP6 conta, de série, com:
- Direção assistida elétrica
- Sistema de assistência em subidas (Hill Holder)
- Fecho centralizado com comando à distância
- Vidros elétricos
- Tomada de 12V
- Entrada USB
- Airbag do condutor
- Sistema de chamada automática de emergência (eCall)
- Sensor de chuva
- Faróis dianteiros com ajuste elétrico
Depois, consoante os níveis de equipamento utilizados, estão disponíveis sistema de áudio com ligação Bluteooth para ligação de telemóveis, ar condicionado, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis com regulação elétrica, airbag para o passageiro e luzes de nevoeiro.
A rede de vendas e assistência da Piaggio Comercial está presente de norte a sul de Portugal continental, nomeadamente Lisboa, Porto e Algarve.