Pirelli PNGSA Pirelli desenvolveu novos pneus para o Grupo Audi que são desenhados para reduzir o ruído para os ocupantes do automóvel. Este é o último desenvolvimento na histórica parceria técnica entre a empresa italiana e o fabricante automóvel alemão.

Pela primeira vez, na verdade, a empresa de Milão está a fornecer o “Pirelli Noise Cancelling System” como equipamento de origem: um sistema que reduz o ruído que cada pneu faz quando percorre a estrada.

Este ruído, causado pela vibração produzida pelo ar que é comprimido quando o pneu é esmagado contra a estrada, é transmitido do pneu para a própria roda antes de eventualmente chegar ao interior da cabina, através da direção e da suspensão.

O sistema inovador da Pirelli usa uma esponja de poliuretano no interior do pneu que é desenhada para absorver estas vibrações e assim reduzir a quantidade de ruído que passa pela cabina.

O Pirelli Noise Cancelling System reduz o ruído entre dois e três decibéis, ou uma média de metade do normal, com a consequente melhoria do conforto de condução.

Os testes de desenvolvimento da Pirelli confirmaram que o uso da esponja de redução do ruído não tem quaisquer outros efeitos nas características do pneu. Com a introdução desta tecnologia como equipamento original, a Pirelli está a responder à crescente procura no mundo automóvel para a redução dos níveis de ruído tanto no interior como no exterior do automóvel, e responde às últimas regras europeias de redução de poluição sonora, como exigido pelos fabricantes.

Neste momento, o Pirelli Noise Cancelling System está disponível como equipamento original no Audi RS6 e RS7, nos tamanhos 285/30ZR21 e 275/30ZR21 respetivamente. Os pneus que usam este sistema têm as letras ‘PNCS’ escritas nas paredes laterais para denotar o seu uso.