57% dos portugueses abdicaria do carro da empresa e substituiria esta opção por um Orçamento de Mobilidade.
Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela FREE NOW, em parceria com a Kantar, que procura compreender como o regresso ao escritório no período pós-confinamento tem impactado a mobilidade nas cidades europeias e de que forma as empresas podem contribuir para soluções mais eficientes e sustentáveis.
Do estudo retiram-se as seguintes conclusões:
- 57% dos portugueses preferiam ter um Orçamento de Mobilidade em vez do tradicional carro da empresa
- As necessidades de mobilidade estão a mudar em toda a Europa após a pandemia
- 73% dos inquiridos considerariam “atrativo” se o seu empregador financiasse como alternativa o Orçamento de Mobilidade (Portugal é mesmo o terceiro país com mais interesse em ter disponível esta opção, apenas atrás da Itália e Roménia)
- 53% dos portugueses dizem que iriam mais vezes ao escritório se tivessem um Orçamento de Mobilidade
- 78% dos trabalhadores exigem às empresas que estas reduzam as emissões e promovam alternativas de mobilidade mais ecológicas
- Apenas 25% dos inquiridos diz que o seu empregador está atualmente interessado nas emissões causadas pela mobilidade dos seus trabalhadores (que se deslocam quer para o trabalho quer em viagens de negócios)
Embora haja já uma predisposição por parte de mais de metade dos portugueses à adoção de um plafond, em comparação com o resto da Europa, os portugueses ainda estão muito ligados ao carro próprio da empresa, diz o estudo.
Conteúdo deste artigo
A importância da mobilidade nas empresas
Os beneficios globais de mobilidade são “muito populares” para os trabalhadores e estão entre os quatro principais benefícios das empresas mais desejados pelos inquiridos, juntamente com o subsídio de alimentação, a opção de teletrabalho e o carro da empresa.
Espelho disso é a tendência para a redução das viagens em contexto de trabalho: 46% dos inquiridos acreditam que esta tendência veio para ficar.
A utilização do carro e seus inconvenientes
Para os portugueses, os aspetos mais inconvenientes da utilização de um carro particular são:
- Custo dos combustíveis (33%)
- Trânsito (29%)
- Poluição (22%)
- (Falta de) estacionamento (20%)
Os benefícios de um plafond de mobilidade
Na ótica dos inquiridos lusos, há um conjunto de impactos positivos a nível ambiental que um Orçamento de Mobilidade pode trazer. A saber:
- Redução da procura de estacionamento (55%)
- Redução das emissões de CO2 (54%)
- Possibilidade de ofertas mais sustentáveis (49%)
“Para muitas empresas, a mobilidade é parte integrante da sua estratégia de compensação e benefícios e tornar-se-á ainda mais importante na retenção de talentos. As empresas terão de modernizar os seus esquemas de benefícios empresariais nos próximos anos e integrar alternativas mais ecológicas, tais como o Orçamento de Mobilidade para os colaboradores”, diz Bruno Borges, diretor geral da FREE NOW em Portugal.
Segundo o responsável, “esta transição acarreta muitos desafios e será uma alternativa mais flexível para as viagens pendulares”.
Metodologia do estudo
A Kantar realizou um estudo representativo para a FREE NOW com 4.554 inquiridos em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Irlanda, Polónia, Roménia e França.
Foram inquiridos 501 portugueses.
Dos portugueses inquiridos, 39.7% (199 pessoas) revelaram que têm a possibilidade de utilizar um carro da empresa através do seu empregador.
A pesquisa online foi feita entre 19 de abril e 11 de maio de 2022.