Cumprindo um novo regulamento europeu nesta matéria, a partir de maio de 2021, haverá uma nova etiqueta informativa das características principais de cada pneu.

Destinado a ajudar o consumidor no momento de escolha, este rótulo autocolante que acompanha cada pneu novo, indica o seu desempenho em características importantes como a eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento.

Além de passar a incluir um código QR que direciona o consumidor, através da internet, para a ficha de informação do produto, o novo rótulo inclui também alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus.

Outra novidade consiste em dois pictogramas, onde um deles indica se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro indica se é um pneu com aderência em gelo.

A informação da nova rotulagem de pneus deve também ser disponibilizada para a categoria de veículos comerciais pesados (Classe C3).

Esta etiqueta passou a ser obrigatória em todos os pneus novos fabricados a partir de 1 de Julho de 2012 ou comercializados no espaço da União Europeia a partir de novembro de 2012.

Etiqueta Pneus 2021

O que muda?

Na nova rotulagem, as classes de A a C permanecem inalteradas.

Para as categorias de veículos C1 (turismo) e C2 (comerciais ligeiros), que anteriormente integravam a classe E para eficiência energética e aderência em pavimento molhado pertencerão agora classe D, que anteriormente estava vazia,.

Os pneus que pertenciam às classes F e G serão integrados na classe E.

Os consumidores podem descarregar mais informações sobre cada pneu, digitalizando o código QR que aparece no canto superior direito da etiqueta do pneu.

Este código QR fornece um endereço para uma base de dados EPREL (EPREL = European Product Registry for Energy Labelling), que contém a ficha informativa do produto.

Esta ficha mostra não apenas todos os valores da rotulagem para o pneu específico, como o início e o fim da produção do respectivo modelo.

As fichas de informação do produto são todas introduzidas individualmente na base de dados EPREL pelo fabricante do pneu e, como no passado, a atribuição à das classe da rotulagem é também responsabilidade do respectivo fabricante.

A Continental fornece nesta página informações bastante completas sobre este novo sistema de rotulagem.