O Polestar 2 é com toda a certeza um automóvel premium. As semelhanças com o irmão S60 da empresa-mãe que lhe deu origem são notórias, e não é só pela qualidade de construção ou pelos argumentos de segurança a bordo. A posição de condução e o conforto fazem desta berlina elétrica uma verdadeira estrela estradista
Enquanto a Polestar não coloca na estrada mais modelos*, o Polestar 2 mantém-se como único – e bem competente – representante da marca que nasceu da veia desportiva da Volvo. Perfila-se como uma solução sóbria, competente e muito agradável de conduzir.
Sóbrio porque apresenta linhas luxuosas, discretas e de caráter manifestamente funcional, ainda que com alguma influência Volvo no que ao design diz respeito. Mas se na silhueta de linhas puras e destacadas encontramos um automóvel sóbrio, na dianteira deparamo-nos com um carro de postura imponente e vistosa. A mais elevada distância ao solo, ainda que não se trate de um SUV, confere-lhe um arrojo significativo mesmo quando imobilizado.
Competente e muito agradável de conduzir, ao longo dos mais de 200 km de ensaio apresentou-se como um carro bem equipado, com uma direção precisa (com níveis de assistência configuráveis) e um chassis muito dinâmico e capaz de o “agarrar” muito bem em curva, mesmo tratando-se de um automóvel com praticamente 300 cv de potência. A isso acresce a eficaz suspensão, com um amortecimento firme, porém confortável o suficiente para que as viagens – dentro ou fora da cidade – se tornem, no nosso caso, momentos que deixam saudades.
Quanto a números, o Polestar 2 aqui ensaiado conta com motor elétrico de 299 cv, binário máximo de 490 Nm e bateria de 82 kWh.
Impressões
No início de 2023, a Polestar anunciava a mudança de tração dianteira para tração traseira nas variantes Single Motor (aqui ensaiada). Joakim Rydholm, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Chassis da Polestar, dizia mesmo que esta alteração elevava a experiência de condução para um novo nível. Este anunciado nível de condução, será seguro dizer, foi conseguido. Conduzir o Polestar 2 é, definitivamente, uma experiência premium, ou não fossem o design exterior e os materiais de excelente qualidade utilizados no interior reflexo dessa experiência superior.
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E embora a tendência seja comparar o Polestar 2 com outras soluções 100% elétricas com mais anos de experiência ou notoriedade no mercado nacional, a verdade é que o Polestar 2 conquistou rapidamente o seu lugar por direito próprio. Em suma, é um veículo equilibrado, muito bem insonorizado, dinâmico, e com a particularidade de ter um modo “One Pedal Drive”, configurável consoante a intensidade de regeneração ou desaceleração que se pretende, que facilita em muito a tarefa da condução e elimina, quase que por completo, a utilização do pedal de travagem.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Polestar 2 Long Range Single Motor (RWD) 82 kWh
Custo de aquisição | 44.760 euros + IVA |
Renda 36 meses | 904 euros + IVA |
Renda 48 meses | 972 euros + IVA |
Motor elétrico | 299 cv |
Binário máximo | 490 Nm |
Consumo combinado | 14,9-15,8 kWh/100 km |
Bateria | 82 kWh |
Autonomia | 655 km (combinada) |
Carga máxima AC | 11 kW |
Carga máxima CC | 205 kW |
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |
*Os modelos Polestar 3 e Polestar 4 já podem ser configurados e encomendados no site da Polestar