Vem aí uma versão atualizada do Polestar 2, o fastback de cinco portas da marca sueca 100% elétrica Polestar.
O modelo, cujas encomendas já estão abertas em polestar.com/pt, será entregue a partir do terceiro trimestre deste ano, com preços a começarem nos 53.400 euros.
Afinal, o que é que muda no novo Polestar 2?
- Novos motores;
- Tração traseira para as versões Single Motor;
- Maior velocidade de carregamento;
- Maior autonomia;
- Estreia da SmartZone (apresentada no Polestar 3).
No capítulo dos motores, a principal novidade é a inclusão de tração traseira nas variantes Single Motor. Esta tração será alimentada por um motor de íman permanente recentemente desenvolvido e por um inversor em carboneto de silício.
Este novo motor tem uma potência de até 220 kW (299 cv) e conta com um binário máximo de 490 Nm.
“A mudança da tração dianteira para a tração traseira nas variantes Single Motor (…) eleva a experiência de condução do Polestar 2 para um novo nível”, diz Joakim Rydholm, Head of Chassis Development da Polestar.
Quanto à versão Dual Motor, esta conta agora com polarização traseira. O novo motor traseiro é a fonte primária da transmissão, sendo suportado no eixo dianteiro por um novo motor assíncrono.
A potência total do sistema situa-se agora nos 310 kW (421 cv) e num binário máximo de 740 Nm. Ganhos de eficiência que não só reforçam o caráter desportivo desta variante, como também garantem uma maior eficiência e conforto na condução, uma vez que existe uma função de desativação do motor dianteiro que pode ser acionada quando este não é necessário. Assim que o condutor precisar de mais potência, o motor dianteiro ativa-se de forma instantânea.
Relativamente à autonomia, todas as versões do Polestar 2 contam agora com baterias de iões de lítio renovadas, capazes de melhorar a eficiência e os tempos de carregamento, diz a marca.
As versões Long Range contam com baterias de 82 kWh, ao passo que as versões Standard Range com baterias de 64 kWh.
Diz a Polestar que estas baterias renovadas “beneficiam de uma unidade de desconexão redesenhada, de um upgrade nas barras e de uma química celular melhorada”, o que permite possibilidades de carregamento mais elevadas até 205 kW DC para as baterias Long Range e 135 kW para as baterias Standard Range.
A marca acrescenta que “foi possível obter uma maior autonomia para todas as versões devido à presença não só de baterias maiores e melhores, mas também à otimização do fornecimento de energia proporcionado por motores mais potentes”.
Como é que isto se traduz? A função de desativação do motor dianteiro na versão Long Range Dual Motor é eficaz na maximização da autonomia, que é agora de 592 km WLTP, um aumento de 105 km relativamente à anterior geração.
Quanto à versão Standard Range Single Motor, esta é agora capaz de atingir 518 km com uma só carga, o que representa uma melhoria de 40 km.
A versão Long Range Single Motor pode percorrer 635 km – uma melhoria de 84 km.
Relativamente ao equipamento de série, foi também melhorado, com funções de alerta à condução a fazerem parte do leque incluído de fábrica neste modelo.
Assim, passa a contar de série com:
- Blind Spot Information System com apoio à direção;
- Cross Traffic Alert com apoio de travagem;
- Rear Collision Warning & Mitigation;
- Câmara de 360º;
- Espelhos exteriores anti-encadeamento;
- Carregamento por indução para smartphone.
Destaque ainda para a inclusão do SmartZone, que faz a sua estreia no Polestar 2. Até aqui apenas incluído no Polestar 3, este sistema incorpora algumas das características mais importantes da segurança ativa do carro, como é o caso da câmara frontal e do radar de médio alcance.
Polestar 2 MY2024
Long Range Dual Motor com Performance Pack | Long Range Dual Motor | Long Range Single Motor | Standard Range Single Motor | |
Tração | AWD | AWD | RWD | RWD |
Capacidade da Bateria | 82 kWh | 82 kWh | 82 kWh | 69 kWh |
Velocidade de Carga Máxima (DC) | 205 kW | 205 kW | 205 kW | 135 kW |
Autonomia* | Até 592 km | Até 592 km | Até 635 km | Até 518 km |
Potência | 476 cv | 421 cv | 299 cv | 272 cv |
Binário | 740 Nm | 740 Nm | 490 Nm | 490 Nm |
Preço | 66.900 euros | 60.900 euros | 56.900 euros | 53.400 euros |
*valores preliminares de acordo com a norma WLTP. Autonomia oficial a ser certificada no decorrer deste ano.