Vem aí uma versão atualizada do Polestar 2, o fastback de cinco portas da marca sueca 100% elétrica Polestar.

O modelo, cujas encomendas já estão abertas em polestar.com/pt, será entregue a partir do terceiro trimestre deste ano, com preços a começarem nos 53.400 euros.

polestar 2

Afinal, o que é que muda no novo Polestar 2?

  • Novos motores;
  • Tração traseira para as versões Single Motor;
  • Maior velocidade de carregamento;
  • Maior autonomia;
  • Estreia da SmartZone (apresentada no Polestar 3).

No capítulo dos motores, a principal novidade é a inclusão de tração traseira nas variantes Single Motor. Esta tração será alimentada por um motor de íman permanente recentemente desenvolvido e por um inversor em carboneto de silício.

Este novo motor tem uma potência de até 220 kW (299 cv) e conta com um binário máximo de 490 Nm.

“A mudança da tração dianteira para a tração traseira nas variantes Single Motor (…) eleva a experiência de condução do Polestar 2 para um novo nível”, diz Joakim Rydholm, Head of Chassis Development da Polestar.

Quanto à versão Dual Motor, esta conta agora com polarização traseira. O novo motor traseiro é a fonte primária da transmissão, sendo suportado no eixo dianteiro por um novo motor assíncrono.

A potência total do sistema situa-se agora nos 310 kW (421 cv) e num binário máximo de 740 Nm. Ganhos de eficiência que não só reforçam o caráter desportivo desta variante, como também garantem uma maior eficiência e conforto na condução, uma vez que existe uma função de desativação do motor dianteiro que pode ser acionada quando este não é necessário. Assim que o condutor precisar de mais potência, o motor dianteiro ativa-se de forma instantânea.

Polestar: o brilho da Estrela Polar

Relativamente à autonomia, todas as versões do Polestar 2 contam agora com baterias de iões de lítio renovadas, capazes de melhorar a eficiência e os tempos de carregamento, diz a marca.

As versões Long Range contam com baterias de 82 kWh, ao passo que as versões Standard Range com baterias de 64 kWh.

Diz a Polestar que estas baterias renovadas “beneficiam de uma unidade de desconexão redesenhada, de um upgrade nas barras e de uma química celular melhorada”, o que permite possibilidades de carregamento mais elevadas até 205 kW DC para as baterias Long Range e 135 kW para as baterias Standard Range.

A marca acrescenta que “foi possível obter uma maior autonomia para todas as versões devido à presença não só de baterias maiores e melhores, mas também à otimização do fornecimento de energia proporcionado por motores mais potentes”.

Como é que isto se traduz? A função de desativação do motor dianteiro na versão Long Range Dual Motor é eficaz na maximização da autonomia, que é agora de 592 km WLTP, um aumento de 105 km relativamente à anterior geração.

polestar 2

Quanto à versão Standard Range Single Motor, esta é agora capaz de atingir 518 km com uma só carga, o que representa uma melhoria de 40 km.

A versão Long Range Single Motor pode percorrer 635 km – uma melhoria de 84 km.

Relativamente ao equipamento de série, foi também melhorado, com funções de alerta à condução a fazerem parte do leque incluído de fábrica neste modelo.

Assim, passa a contar de série com:

  • Blind Spot Information System com apoio à direção;
  • Cross Traffic Alert com apoio de travagem;
  • Rear Collision Warning & Mitigation;
  • Câmara de 360º;
  • Espelhos exteriores anti-encadeamento;
  • Carregamento por indução para smartphone.

Destaque ainda para a inclusão do SmartZone, que faz a sua estreia no Polestar 2. Até aqui apenas incluído no Polestar 3, este sistema incorpora algumas das características mais importantes da segurança ativa do carro, como é o caso da câmara frontal e do radar de médio alcance.

Polestar 2 MY2024

Long Range Dual Motor com Performance PackLong Range Dual MotorLong Range Single MotorStandard Range Single Motor
TraçãoAWDAWDRWDRWD
Capacidade da Bateria82 kWh82 kWh82 kWh69 kWh
Velocidade de Carga Máxima (DC)205 kW205 kW205 kW135 kW
Autonomia*Até 592 kmAté 592 kmAté 635 kmAté 518 km
Potência476 cv421 cv299 cv272 cv
Binário740 Nm740 Nm490 Nm490 Nm
Preço66.900 euros60.900 euros56.900 euros53.400 euros

*valores preliminares de acordo com a norma WLTP. Autonomia oficial a ser certificada no decorrer deste ano.

polestar 2