A Polestar apresentou uma estratégia bem definida para 2025.
A marca premium de veículos elétricos tem um plano que visa um crescimento anual composto de vendas de 30-35% no próximo triénio 2025-2027.
Michael Lohscheller, CEO da Polestar, diz que para tornar a marca viável, são necessárias mudanças significativas. O responsável promete acelerar a expansão do modelo de vendas, bem como a sua transformação comercial, ajustando a gama de futuros modelos e reduzindo substancialmente a base de custos. “Tanto em termos de volume quanto financeiros, esperamos que 2025 seja o ano mais forte na história da Polestar”, acrescenta.
A marca adianta também que manterá a sua colaboração com a Geely para garantir novos financiamentos de capital e dívida. “A Geely continuará a apoiar o desenvolvimento e a estratégia da Polestar, incluindo a garantia de novos financiamentos de capital e dívida. A Polestar permanece um ativo global importante para a Geely, e a nova equipa de liderança está a tomar as decisões corretas para transformar a marca numa operação empresarial global de sucesso”, diz Daniel Donghui Li, CEO do Grupo Geely e membro do conselho da Polestar.
Conheça a estratégia da Polestar em 5 pontos essenciais:
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Aumento do portfólio de produtos
Depois do bom desempenho do Polestar 2 e dos modelos Polestar 3 e Polestar 4, que aumentaram o volume das suas entregas em 2024 (representaram 56% das encomendas no quatro trimestre do ano passado), a segunda metade de 2025 será palco da chegada do Polestar 5, um GT de performance com quatro lugares que utilizará, pela primeira vez na história da marca, a tecnologia de 800V.
Além do Polestar 5, a marca prepara-se para introduzir no mercado o Polestar 7, um SUV compacto premium. Este carro marca o início da transição da empresa para uma solução de plataforma única, simplificando assim processos, reduzindo custos e otimizando investimentos.
Expansão comercial e modelo de vendas ativas
Está em curso a transição para um modelo de vendas ativo, com novos parceiros de venda e mais espaços de venda. A marca, juntamente com estes novos parceiros, conta expandir de 70 para 130 os espaços de venda na Europa (e de 36 para 57 nos EUA). O canal de vendas direto ao consumidor online será mantido, promete a Polestar.
A expansão da Polestar para novos mercados começa, este ano, em França, onde a marca premium se vai agora instalar. A partir de 2026 estão previstas expansões adicionais para mercados na Europa de Leste, Ásia e América Latina.
O fabricante diz que as mudanças nas suas operações comerciais já estão a gerar resultados positivos, com um aumento de 5,3% nas vendas no último trimestre de 2024 e uma subida de 37,2% nas encomendas, em comparação com o período homólogo.
Vendas de créditos de CO2 vão aumentar receita
A marca prevê que a venda de créditos de CO2 represente um aumento “significativo” na sua receita.
“Com os fabricantes tradicionais de automóveis a enfrentarem desafios para a transição para veículos elétricos, espera-se que a procura por esses créditos aumente nos próximos anos, atingindo valores na ordem de centenas de milhões de dólares anuais a partir de 2025”, justifica.
A marca já criou uma pool de CO2 na União Europia com mais quatro fabricantes para 2025.
Polestar Energy
Uma solução a ser lançada em vários mercados-chave europeus que, reforça o emblema, torna o carregamento doméstico mais inteligente, eficiente e económico.
Através do serviço, os clientes podem reduzir os custos de carregamento doméstico até 30% (utilizando a aplicação Polestar Energy).
E quanto mais o condutor/utilizador carregar e apoiar a rede através da Polestar Energy, mais benefícios terá, promete a marca.
A marca garante lançar este serviço em mercados adicionais no segundo semestre de 2025 e ainda a introdução da capacidade de carregamento bidirecional na sua gama.
Acesso a serviços de carregamento de alto desempenho
O Polestar Charge vai garantir aos clientes europeus da marca o acesso a mais de 850 mil pontos de carregamento, nos quais se incluem os Tesla Superchargers. (Nos EUA, os clientes têm acesso a mais de 17.800 supercarregadores Tesla com um adaptador NACS).