A Polestar apresentou o Polestar 3, o seu mais recente SUV elétrico de alta performance.

Embora a chegada ao mercado europeu esteja prevista apenas para outubro de 2023, a marca já abriu encomendas para a versão Standard Long Range Dual Motor, com preços a começar nos 94.900 euros.

Afinal, de que é feito o novo SUV elétrico desta nova marca?

Ao estrear um novo perfil aerodinâmico, focado numa silhueta demarcadamente SUV, o Polestar 3 destaca-se pela sua postura ampla.

De salientar a capacidade de bagagem deste SUV, que na dianteira conta com 32 litros e na traseira com 484 litros (incluindo 90 litros inferiores), podendo este número ser aumentado para 1.411 litros quando rebatidos os bancos traseiros.

polestar 3

“O Polestar 3 é um SUV elétrico que apela aos sentidos através de um design distinto e escandinavo e de uma excelente dinâmica de condução”, diz Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

Fique a conhecer um pouco melhor o Polestar 3

Equipado com um motor duplo, a versão Standard do Polestar 3 conta com uma potência total de 360 kW (489 cv) e 840 Nm.

No entanto, e na busca por (ainda) mais potência, é possível optar pelo Pack Performance, que por mais 6.600 euros eleva a potência máxima deste SUV elétrico para 380 kW (516 cv) e perto de 1.000 Nm de binário (910).

Uma das novidades é a possibilidade de desativação do motor elétrico traseiro, o que permite que o Polestar 3 possa funcionar somente com o motor elétrico dianteiro, economizando energia.

Quanto a baterias, está equipado com um conjunto de baterias de 111 kWh, o que lhe garante, segundo dados preliminares, uma autonomia de até 610 km em ciclo WLTP.

Com um carregador de bordo interno de 11 kW, o Polestar 3 tem uma capacidade de carregamento DC de até 250 kW.

O Polestar 3 vem também equipado de série com uma bomba de aquecimento, o que ajuda este SUV no pré-condicionamento da climatização e da bateria.

Outra das novidades a estrear neste veículo é a sua capacidade de carregamento bi-direcional, o que lhe vai permitir fornecer energia à rede.

No capítulo da segurança, matéria muito cara às marcas automóveis suecas, o Polestar 3 virá equipado com toda a nova tecnologia ativa e passiva.

Além de um sistema de radar interior capaz de detetar movimentos à escala submilimétrica, que está ligado ao sistema de climatização para evitar sobreaquecimento ou hipotermia, o Polestar 3 incluirá também colaborações adicionais com parceiros em tecnologia de segurança, como é o caso da Zenseact, a Lumninar e a Smart Eye, tudo para que a tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System) seja integrada no processamento central do veículo.

Assim, e traduzindo isto para números que ajudam a suportar várias das suas características de segurança avançada, o Polestar 3 inclui de série um módulo de:

  • Cinco radares;
  • Cinco câmaras externas;
  • Doze sensores ultrassónicos.

Procura de carros elétricos dispara

Já no que respeita à tecnologia a bordo, o Android Automotive OS, desenvolvido em parceria com a Google, surge no sistema operativo do Polestar 3 através de um display central com 14,5 polegadas – uma evolução da tecnologia inicialmente introduzida no Polestar 2.

A nível de equipamento, e à semelhança do Polestar 2, a lista de equipamentos de série também é extensa no Polestar 3, com poucos opcionais. A marca diz que isso acontece para “simplificar o processo de configuração e a logística de produção”.

Assim, todas as versões incluem suspensão pneumática, um teto panorâmico de vidro a todo o comprimento, iluminação LED interior e exterior, puxadores de porta retráteis com sensor de proximidade e jantes de 21 polegadas.

“O Pack Plus e o Pack Pilot são incluídos de série nas encomendas do primeiro model year e incluem ainda várias caraterísticas luxuosas e premium como um sistema áudio de 25 colunas da Bowers & Wilkins e sistema de som surround 3D, capacidade Dolby Atmos, fecho suave das portas, head-up display e Pilot Assist”, acrescenta a Polestar.

polestar 3