A Polestar convidou a FLEET MAGAZINE para a apresentação internacional do novo SUV premium Polestar 3. No Polestar Space de Madrid Norte, local onde fica a sede da marca para o mercado ibérico, a imprensa teve a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o 3.º carro Polestar – sim, os números correspondem à ordem de lançamento dos modelos – e apresentou argumentos de peso para empresas, a começar pela promessa de uma versão fiscal Single Motor com preço (s/ IVA) abaixo dos 62.500 euros, colocando este SUV fora da lista de propostas topo-de-gama elétricas sujeitas ao pagamento da taxa de Tributação Autónoma.
Para a Polestar, o Polestar 3 é motivo de grande orgulho. As expectativas são elevadas. Estas palavras são de George Oliveira, diretor de Produto da marca que consegue, finalmente, ter à venda no mercado mais do que um modelo, cobrindo terreno com diferentes tipos de carroçaria (berlina, SUV Coupé e SUV). Agora, com o Polestar 3, a receita está dada, e o resultado é uma bem equilibrada e ponderada proposta que conjuga a dinâmica e o conforto num só automóvel. Prova disso mesmo são as excelentes sensações ao volante que, conseguidas graças a um nível de insonorização ímpar e a uma suspensão pneumática adaptativa que elevam a palavra conforto a um novo e aprimorado patamar.
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Polestar 3: SUV de aerodinâmica otimizada que pisca o olho às empresas
Podendo ser configurado em três versões motrizes, o Polestar 3 mais apetecível para as empresas é, seguramente, o Long Range Single Motor. Equipa o mesmo motor de 299 cv do Polestar 2 com a mesma denominação, possui apenas tração traseira (contrariamente às outras duas versões Long Range Dual Motor e Long Range Dual Motor com Performance Pack) e, com jante de 20”, regista uma autonomia, projetada pela marca, de 650 km – fruto da bateria de 107 kWh úteis de capacidade que o equipa (a mesma também nas outras duas versões).
Embora só esteja previsto chegar a Portugal a partir do segundo trimestre de 2025, o “Polestar 3 versão fiscal” terá um preço sem IVA, conforme já disponível no configurador da marca, de 67.805 euros (sem despesas de legalização e transporte), embora George Oliveira tenha garantido à FLEET MAGAZINE que, através do canal de frotas da marca, se consegue desconto para empresas, por forma a colocá-lo abaixo dos 62.500 euros (+ IVA).
A Polestar oferece também, em parceria com a Arval, a possibilidade de contratar para esta versão fiscal um renting a 72 meses, com quilometragem anual de 10.000 km (para um total de 60.000 km). A entrada inicial é de 4.000 euros (+ IVA) e a renda começa nos 850 euros (acresce IVA). Mais informações em polestarrenting@arval.pt.
Características técnicas e preços do Polestar 3
Long Range Dual Motor | Long Range Dual Motor com Pack Performance | Long Range Dual Motor MY25 | |
Potência | 489 cv | 517 cv | 517 cv |
Binário | 840 Nm | 910 Nm | Até 910 Nm |
Bateria | 400V, 111 kWh (107 kWh úteis), 250 kW DC | 400V, 111 kWh (107 kWh úteis), 250 kW DC | 400V, 111 kWh (107 kWh úteis), 250 kW DC |
Autonomia | Até 628 km | Até 561 km | Até 631 km |
Capacidade de reboque | 2.200 kg/750 kg | 2.200 kg/750 kg | 2.200 kg/750 kg |
Preço* | 94.900 euros | 101.500 euros | -- |
A bordo de um perfeito conforto
Uma das principais – e mais notáveis – características deste Polestar 3 é, sem dúvida, o conforto a bordo. Ao longo de quase 150 km por estradas de Navacerrada, perto de Madrid, a FLEET MAGAZINE pôde comprovar o excelente piso e rolamento do modelo. A suspensão pneumática de amortecimento variável que o equipa para isso contribui, garantindo uma suavidade e um deslocar em estrada irrepreensível.
A isso junta-se outra característica fundamental: o sistema de vetorização de binário, feito com auxílio de uma dupla embraiagem de controlo mecânico que, em autoestrada, inativa o motor do eixo traseiro contribuindo, por um lado, para uma maior poupança de energia e, por outro, para maximizar a agilidade e comportamento dinâmico.
A direção assistida eletricamente (configurável em três modos: normal, firme ou ligeira) é outro dos pontos bastante positivos a destacar no Polestar 3. Precisa e sensível na medida certa.
Carregamento elétrico
Recorrendo a um carregador de 250 kW DC, são precisos apenas 30 minutos para carregar a bateria de 111 kWh até aos 80%. Utilizando um carregador doméstico ou público de 11 kW AC, o tempo aumenta para as 11 horas (até 100%).
Multi-tecnologias
A integração com Android Automotive OS garante facilidade na operação do software do Polestar 3.
Com aplicações e serviços Google incorporados, o condutor tem à sua disposição dois ecrãs: um de 9” localizado atrás do volante (que acompanha qualquer alteração que seja feita à posição do volante) e um mostrador LCD de 14,5” no qual são controladas todas as funções do veículo – abertura do porta-luvas incluída.
Outro dos grandes atrativos deste SUV elétrico é o sistema áudio de alta performance da Bowers & Wilkins. Com dez colunas e 300W de potência na variante standard, este sistema pode ser alvo de um upgrade digno da mais alta fidelidade sonora com o Pack Plus: 25 colunas de som, 1.619W, Dolby Atmos e cancelamento de ruído da estrada ativo, elevando ainda mais o nível de insonorização, sendo mesmo inaudível qualquer tipo de rolamento do pneu, levando-nos quase a desejar não ter qualquer tipo de música a tocar ao longo da viagem, desfrutando apenas do conforto e do silêncio.
Sustentabilidade não foi esquecida
Com materiais e design inovador, passando pelo aprovisionamento e montagem, culminando na utilização e reutilização, a Polestar garante que o Polestar 3 cumpre com objetivos de sustentabilidade ao longo do seu ciclo de vida útil. A título de exemplo, se no Polestar 2 MY24 eram emitidas cerca de 26 tCO2 ao longo do seu ciclo de vida útil, no Polestar 3 esse número baixou para 24,7 tCO2.
Dos materiais usados a bordo, bastante agradáveis ao toque e de qualidade superior, destacam-se os compostos de fibras naturais feitos de linho cultivado na Europa que produzem um material 40% mais leve e que utiliza 50% menos plástico virgem do que a alternativa convencional (utilizados na porta interior e no compartimento para arrumação).
Também os têxteis (tapetes) são feitos de poliamida 100% ECONYL®, derivada de redes de pesca usadas e outros resíduos plásticos. Já o revestimento interior é fabricado com PET 100% reciclado.
É também possível encontrar alumínio reutilizado a bordo do Polestar 3. 80% da matéria-prima usada nos painéis decorativos em alumínio deste SUV provém de resíduos pós-industriais.
E este compromisso com a sustentabilidade está sem dúvida assumido, ou não fosse atualmente a Polestar uma marca 100% elétrica.