A Polestar convidou a FLEET MAGAZINE para a apresentação internacional do novo SUV premium Polestar 3. No Polestar Space de Madrid Norte, local onde fica a sede da marca para o mercado ibérico, a imprensa teve a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o 3.º carro Polestar – sim, os números correspondem à ordem de lançamento dos modelos – e apresentou argumentos de peso para empresas, a começar pela promessa de uma versão fiscal Single Motor com preço (s/ IVA) abaixo dos 62.500 euros, colocando este SUV fora da lista de propostas topo-de-gama elétricas sujeitas ao pagamento da taxa de Tributação Autónoma.

Para a Polestar, o Polestar 3 é motivo de grande orgulho. As expectativas são elevadas. Estas palavras são de George Oliveira, diretor de Produto da marca que consegue, finalmente, ter à venda no mercado mais do que um modelo, cobrindo terreno com diferentes tipos de carroçaria (berlina, SUV Coupé e SUV). Agora, com o Polestar 3, a receita está dada, e o resultado é uma bem equilibrada e ponderada proposta que conjuga a dinâmica e o conforto num só automóvel. Prova disso mesmo são as excelentes sensações ao volante que, conseguidas graças a um nível de insonorização ímpar e a uma suspensão pneumática adaptativa que elevam a palavra conforto a um novo e aprimorado patamar.

Polestar 4: SUV Coupé elétrico com personalidade executiva

Polestar 3: SUV de aerodinâmica otimizada que pisca o olho às empresas

Podendo ser configurado em três versões motrizes, o Polestar 3 mais apetecível para as empresas é, seguramente, o Long Range Single Motor. Equipa o mesmo motor de 299 cv do Polestar 2 com a mesma denominação, possui apenas tração traseira (contrariamente às outras duas versões Long Range Dual Motor e Long Range Dual Motor com Performance Pack) e, com jante de 20”, regista uma autonomia, projetada pela marca, de 650 km – fruto da bateria de 107 kWh úteis de capacidade que o equipa (a mesma também nas outras duas versões).

Embora só esteja previsto chegar a Portugal a partir do segundo trimestre de 2025, o “Polestar 3 versão fiscal” terá um preço sem IVA, conforme já disponível no configurador da marca, de 67.805 euros (sem despesas de legalização e transporte), embora George Oliveira tenha garantido à FLEET MAGAZINE que, através do canal de frotas da marca, se consegue desconto para empresas, por forma a colocá-lo abaixo dos 62.500 euros (+ IVA).

A Polestar oferece também, em parceria com a Arval, a possibilidade de contratar para esta versão fiscal um renting a 72 meses, com quilometragem anual de 10.000 km (para um total de 60.000 km). A entrada inicial é de 4.000 euros (+ IVA) e a renda começa nos 850 euros (acresce IVA). Mais informações em polestarrenting@arval.pt.

Características técnicas e preços do Polestar 3

Long Range Dual MotorLong Range Dual Motor com Pack PerformanceLong Range Dual Motor MY25
Potência489 cv517 cv517 cv
Binário840 Nm910 NmAté 910 Nm
Bateria400V, 111 kWh (107 kWh úteis), 250 kW DC400V, 111 kWh (107 kWh úteis), 250 kW DC400V, 111 kWh (107 kWh úteis), 250 kW DC
AutonomiaAté 628 kmAté 561 kmAté 631 km
Capacidade de reboque2.200 kg/750 kg2.200 kg/750 kg2.200 kg/750 kg
Preço*94.900 euros101.500 euros--
*Acresce despesas de legalização e transporte

A bordo de um perfeito conforto

Uma das principais – e mais notáveis – características deste Polestar 3 é, sem dúvida, o conforto a bordo. Ao longo de quase 150 km por estradas de Navacerrada, perto de Madrid, a FLEET MAGAZINE pôde comprovar o excelente piso e rolamento do modelo. A suspensão pneumática de amortecimento variável que o equipa para isso contribui, garantindo uma suavidade e um deslocar em estrada irrepreensível.

A isso junta-se outra característica fundamental: o sistema de vetorização de binário, feito com auxílio de uma dupla embraiagem de controlo mecânico que, em autoestrada, inativa o motor do eixo traseiro contribuindo, por um lado, para uma maior poupança de energia e, por outro, para maximizar a agilidade e comportamento dinâmico.

A direção assistida eletricamente (configurável em três modos: normal, firme ou ligeira) é outro dos pontos bastante positivos a destacar no Polestar 3. Precisa e sensível na medida certa.

Carregamento elétrico

Recorrendo a um carregador de 250 kW DC, são precisos apenas 30 minutos para carregar a bateria de 111 kWh até aos 80%. Utilizando um carregador doméstico ou público de 11 kW AC, o tempo aumenta para as 11 horas (até 100%).

Multi-tecnologias

A integração com Android Automotive OS garante facilidade na operação do software do Polestar 3.

Com aplicações e serviços Google incorporados, o condutor tem à sua disposição dois ecrãs: um de 9” localizado atrás do volante (que acompanha qualquer alteração que seja feita à posição do volante) e um mostrador LCD de 14,5” no qual são controladas todas as funções do veículo – abertura do porta-luvas incluída.

Outro dos grandes atrativos deste SUV elétrico é o sistema áudio de alta performance da Bowers & Wilkins. Com dez colunas e 300W de potência na variante standard, este sistema pode ser alvo de um upgrade digno da mais alta fidelidade sonora com o Pack Plus: 25 colunas de som, 1.619W, Dolby Atmos e cancelamento de ruído da estrada ativo, elevando ainda mais o nível de insonorização, sendo mesmo inaudível qualquer tipo de rolamento do pneu, levando-nos quase a desejar não ter qualquer tipo de música a tocar ao longo da viagem, desfrutando apenas do conforto e do silêncio.

Sustentabilidade não foi esquecida

Com materiais e design inovador, passando pelo aprovisionamento e montagem, culminando na utilização e reutilização, a Polestar garante que o Polestar 3 cumpre com objetivos de sustentabilidade ao longo do seu ciclo de vida útil. A título de exemplo, se no Polestar 2 MY24 eram emitidas cerca de 26 tCO2 ao longo do seu ciclo de vida útil, no Polestar 3 esse número baixou para 24,7 tCO2.

Dos materiais usados a bordo, bastante agradáveis ao toque e de qualidade superior, destacam-se os compostos de fibras naturais feitos de linho cultivado na Europa que produzem um material 40% mais leve e que utiliza 50% menos plástico virgem do que a alternativa convencional (utilizados na porta interior e no compartimento para arrumação).

Também os têxteis (tapetes) são feitos de poliamida 100% ECONYL®, derivada de redes de pesca usadas e outros resíduos plásticos. Já o revestimento interior é fabricado com PET 100% reciclado.

É também possível encontrar alumínio reutilizado a bordo do Polestar 3. 80% da matéria-prima usada nos painéis decorativos em alumínio deste SUV provém de resíduos pós-industriais.

E este compromisso com a sustentabilidade está sem dúvida assumido, ou não fosse atualmente a Polestar uma marca 100% elétrica.