A Polestar já colocou o SUV coupé Polestar 4 à venda em Portugal. O mercado português faz assim parte do grupo de países europeus que já têm tudo pronto para a encomenda daquele que será o Polestar mais rápido de sempre.

Mas embora as vendas online já estejam abertas em polestar.com/polestar-4, as entregas das primeiras unidades estão previstas apenas para agosto de 2024.

Segundo a marca, este carro está posicionado entre o Polestar 2 e o Polestar 3 em termos de tamanho e de preço.

polestar 4

Thomas Ingenlath, CEO da Polestar, diz que a chegada deste modelo à gama Polestar será fundamental para o sucesso da marca e assegura que o Polestar 4 traz consigo a classe de performance premium para o segmento D-SUV.

Polestar: o brilho da Estrela Polar

Principais características do Polestar 4

  • Assenta na plataforma premium Sustainable Experience Architecture (SEA), desenvolvida pela Geely Holding. Tem um comprimento total de 4,84 m, largura de 2,13 m e 1,53 m. Distância entre eixos de 2,99 m;
  • Tem, no seu lançamento, a pegada de carbono mais baixa de todos os modelos Polestar – produzido na fábrica SEA da Geely Holding, na China. Uma fábrica que combina eletricidade verde com o certificado de energia hidroelétrica I-REC, com eletricidade fotovoltaica do telhado da fábrica. A versão Long Range Single Motor tem uma pegada de carbono no seu ciclo de vida de 19,9 tCO2e, enquanto que a versão Long Range Dual Motor apresenta 21,4 tCO2e. O alumínio representa 22,4-24% da pegada de carbono, enquanto o aço e o ferro constituem 20%, e os módulos de bateria representam a maior percentagem da pegada de carbono da produção e refinação de materiais, com 36-40%;
  • É o Polestar mais rápido até hoje produzido. A potência da versão Single Motor “fica-se” pelos 272 cv e o binário é de 343 Nm. Já a variante Dual Motor tem uma potência máxima de 544 cv e garante um binário de 686 Nm;
  • Ambas as variantes contam com uma bateria de 100 kWh, com a versão Single Motor a garantir uma autonomia preliminar de até 610 km no ciclo WLTP. Para a variante Dual Motor estão previstos 580 km no ciclo WLTP;
  • Todas as versões incluem capacidade de carga até 200 kW em corrente contínua (CC) e 22 kW em corrente alternada (AC);
  • Em breve estará disponível uma função de carregamento bidirecional, com capacidade Vehicle-to-Load (V2L) para fornecer energia elétrica a dispositivos externos;
  • O infotainment é garantido pela Android Automotive OS e pela Snapdragon Cockpit Platform, ambas dispostas num ecrã horizontal de 15,4”. Apple CarPlay wireless incluído;
  • Incorporação do sistema Google, como já vem sendo habitual nos modelos do universo Volvo e Polestar. Inclui Google Assistant, Google Maps e Google Play;
  • Atualizações remotas Over-the-Air estão disponíveis e permitem melhorar, à distância, o Polestar 4;
  • Até sete airbags, um total de 12 câmaras, um radar, 12 sensores ultrassónicos e câmara de monitorização do condutor;
  • Head-up display com uma área de projeção de 14,7”;

Nota especial para o nível de equipamento, que pode ser completado por packs adicionais que permitem acrescentar opções específicas para irem ao encontro dos gostos mais diferenciados.

O Pack Plus inclui upgrades de conforto e de tecnologia. Já o Pack Pro acrescenta jantes de 21” e detalhes de design. O Pack Pilot, este inclui Pilot Assist e outras funcionalidades de assistência à condução. Por fim, o Pack Performance melhora características de aspeto ao nível da dinâmica e experiência de condução (apenas na versão Long Range Dual Motor), com jantes de 22”, travões Brembo de quatro êmbolos, afinação de chassis Polestar Engineered incorporada e detalhes Swedish Gold para os travões, cintos de segurança e tampas das válvulas.

Não há vidro traseiro…

O vidro traseiro foi eliminado. A Polestar decidiu equipar o Polestar 4 com um teto panorâmico, de série, que se estende para além das cabeças dos ocupantes traseiros.

O espelho retrovisor foi substituído por um ecrã de alta-definição que mostra informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho – “permitindo um campo de visão muito mais amplo do que a maioria dos automóveis modernos”, diz a Polestar. Há a possibilidade de desativar a alimentação digital, por forma a permitir aos condutores verem os ocupantes da retaguarda, se necessário.

Preços do Polestar 4

Polestar 4Preço (inclui IVA e entrega)
Long Range Single Motor68.000 euros
Long Range Dual Motor75.000 euros
Pack Pilot1.500 euros
Pack Plus5.500 euros
Pack Pro2.000 euros
Performance Pack (só Dual Motor)4.500 euros

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