Carrega o número 4 (é o quarto modelo da gama Polestar) e foi apresentado à imprensa na última edição do ECAR Show, em Lisboa.
O Polestar 4 é o SUV coupé da marca sueca de veículos premium e acompanha a chegada do Polestar 3, que também começará a rodar nas estradas nacionais ainda este ano.
Segundo a marca, este carro está posicionado entre o Polestar 2 e o Polestar 3 em termos de tamanho e de preço.
As primeiras entregas do Polestar 4 começam em agosto de 2024. Será vendido em duas versões (Single Motor e Dual Motor, de 66.700 euros e 73.700 euros, respetivamente).
À imprensa, Miguel Pinto, Managing Director da Polestar Portugal, assegura que a chegada dos Polestar 3 e Polestar 4 ao mercado nacional reforçam a posição da Polestar como marca de automóveis elétricos premium.
Uma das grandes novidades deste SUV coupé é a eliminação do vidro traseiro. O teto panorâmico (de série) estende-se para além da altura das cabeças dos ocupantes dos bancos traseiros, criando assim um ambiente interior que, diz a Polestar, é “único”.
O espelho retrovisor é assim substituído por um ecrã de alta-definição que mostra informação em tempo real a partir de uma câmara traseira estrategicamente montada no tejadilho. Mas este ecrã pode ser desativado, no caso do condutor querer ver os ocupantes dos bancos traseiros, caso assim o deseje.
Ainda no capítulo do design, destaque para a eficiência aerodinâmica deste modelo, realçada por um nariz baixo, pelos vidros embutidos sem moldura ou pelas lâminas traseiras aerodinâmicas.
Eficiência mecânica
As versões Single Motor e Dual Motor do Polestar 4 vêm equipadas com uma bateria de 100 kWh de capacidade.
Na versão Long Range Dual Motor, com potência de 544 cv e binário máximo de 686 Nm, a autonomia anunciada pela marca, em ciclo WLTP, é de 590 km. Para ainda maior autonomia, é possível desativar, na versão de tração às quatro rodas, o motor dianteiro.
De notar que o Polestar 4 Long Range Dual Motor é o modelo de produção mais rápido de sempre da marca sueca, capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos.
Já na variante Long Range Single Motor, equipada com um motor traseiro de 272 cv e capaz de produzir um binário máximo de 343 Nm, a autonomia prevista é de até 620 km no ciclo WLTP.
Polestar 4 já está à venda em Portugal com preços a começar nos 68 mil euros (IVA incluído)