Com lançamento previsto para a maioria dos mercados ainda durante 2024 e com preços a começar nos 66.700 euros, o Polestar 4 é, ao mesmo tempo, um SUV de alta performance e um coupé inovador. Se a bordo o espaço para ocupantes é o de um SUV, do lado de fora salta à vista um automóvel desportivo, futurista e cativante
Foi na cidade espanhola de Madrid que a Polestar deu a conhecer à imprensa a sua mais recente proposta 100% elétrica de cinco lugares para o segmento D-SUV – o Polestar 4.
De acordo com a marca que nasceu da divisão de performance da Volvo, o Polestar 4 apresenta-se ao cliente português com argumentos diferenciadores, dando continuidade a um caminho de disrupção já iniciado pelo Polestar 2 (até à data o seu único produto). Tarefa que talvez se avizinhe difícil, ou não seja esta uma arena na qual concorram já insígnias com uma presença mais do que firmada no canal das empresas. No entanto, e após a primeira hora de condução ao volante do Polestar 4, é seguro afirmar que este é um objetivo traçado com potencial de sucesso.
O Polestar 4 é uma proposta inovadora para uma era de mobilidade que se avizinha cada vez mais elétrica e está munido de soluções de design atrativas e orientadas para o conforto; e esse é um fator determinante na hora de escolher um carro de empresa. Exemplo disso é o notório e muito bem conseguido teto panorâmico de vidro electrocrómico, constituído por cristais líquidos que permitem que este reflita a luz e reduza o encadeamento a bordo, transformando as horas de condução numa experiência sensorial única, coadjuvada por outra novidade neste Polestar: a iluminação interior inspirada no Sistema Solar, que forma uma linha de luz que orbita à volta do habitáculo e cria um ambiente envolvente através de nove temas planetários. Neste caso, a FLEET MAGAZINE escolheu o planeta Terra, e o filamento de suave luz azul em torno dos ocupantes não podia ser mais apropriado. Se a simples escolha de um carro é emocional? Sem dúvida, e a Polestar sabe-o.
Apropriada ou não, e isso caberá ao cliente decidir, foi a remoção do vidro traseiro. Sim, o Polestar 4 não tem vidro traseiro. Uma aposta disruptiva no mercado automóvel, que não só implica a instalação de uma câmara de alta-definição na retaguarda do veículo (com o feedback de imagem a ser projetado num retrovisor interior digital), como também lhe confere um look futurista, digno de verdadeiros veículos de deslocação quasi-espaciais.
Esta foi uma solução que os responsáveis de design da marca detida pela Geely assumem e, dizem, melhora o espaço interior e a visão traseira. Certo é que o Polestar 4 é bastante espaçoso na fila de bancos traseira. Já a visão traseira, aqui 100% dependente de uma ajuda digital, não é, no entanto, livre de alguns constrangimentos. Na experiência de condução de quase 200 km pelas estradas ao redor de Madrid, a FLEET MAGAZINE deparou-se com alguma dificuldade em ambientar-se ao retrovisor interior digital (mera falta de hábito, talvez).
Agitada pelos designers e engenheiros da Polestar com afinco, e ainda focados nos ocupantes traseiros, a bandeira da inovação marca traduz-se na instalação de bancos traseiros reclináveis, característica que garante a este SUV Coupé elétrico traços de verdadeiro executivo.
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Polestar 4 comprometido com a sustentabilidade
Nos bancos da frente, estão presentes alguns plásticos reciclados que, num veículo desta natureza, mereciam melhor sensação ao toque. Nos comandos do volante ou nas alavancas seletora de marcha ou de luzes indicadoras de mudança de direção, a marca mantém a aposta num tipo de plástico que, neste segmento, talvez merecesse melhor atenção. Ainda assim, pormenor de menor importância, dada a atenção tida para com a sustentabilidade, sendo os estofos Tailored Knit fabricados a partir de PET 100% reciclado e tricotados em 3D à medida, sem qualquer tipo de desperdício.
Este compromisso com o meio ambiente está também patente na pegada de carbono emitida pelo modelo. Aquando do seu lançamento, o Polestar 4 apresentava a pegada de carbono mais baixa de todos os automóveis Polestar (feito que ainda mais impressionante se torna, uma vez que a variante mais potente deste modelo transforma-o no mais rápido Polestar fabricado até hoje).
Duas variantes Long Range para uma longa viagem elétrica
Disponível em Portugal em duas variantes de motorização, o Polestar 4 apresenta-se ao público com os seguintes números:
- Single Motor: motor com 200 kW (272 cv) de potência, capaz de proporcionar um binário de 343 Nm às rodas traseiras. Os consumos são de até 18,1 kWh/100 km e a autonomia prevista, em ciclo WLTP, é superior a 600 km (até 620 km, assegura a marca);
- Dual Motor: motores dianteiro e traseiro, com potência conjunta de 400 kW (544 cv) e um impressionante binário de 686 Nm. Os consumos podem ultrapassar os 20 kWh/100 km (18,7-21,7 kWh/100 km) e a autonomia é de até 590 km.
Com a possibilidade de experimentar as duas versões, a FLEET MAGAZINE focou-se, naturalmente, na variante Single Motor, mais do que perfeitamente capaz de cumprir com as exigências de mobilidade de uma empresa: é esteticamente apelativa e tem uma autonomia prevista sempre acima dos 500 km (seja qual for a versão de motorização, o que em muito auxilia os decisores com a gestão da ansiedade de autonomia). Além disso, tendo como destinatário habitual um quadro executivo, perfilado num escalão de atribuição de viatura onde a escolha é mais livre, embora ainda condicionado pelo fator “preço”, pode ser adquirido abaixo dos 62.500 euros (+ IVA), ficando por isso isento dos encargos do pagamento de Tributação Autónoma.
Ainda assim, e ao volante da versão Dual Motor, as sensações de condução ganham todo um novo significado. Afinal, este é o Polestar mais rápido de sempre, e precisa de apenas 3,8 segundos para ir da imobilização total aos 100 km/h – números que concorrem diretamente com desportivos movidos a gasolina e que nos relembram o respeito que é preciso ter perante automóveis com elevada potência, como é o caso deste carro.
Quanto à bateria de iões de lítio de 400 V, com uma capacidade útil de 94 kWh, pode ser carregada até 80% da sua carga em apenas 30 minutos num posto de carregamento CC de com potência de 200 kW. Recorrendo a um carregador com 22 kW, o tempo máximo de espera para alcançar os 100% é de cinco horas e meia.
Insonorização e conforto ímpares
Equipado com amortecedores ativos (na variante Dual Motor), o Polestar 4 permite o ajuste da dinâmica de acordo com o ambiente de condução. Ao longo das curvas e contracurvas das estradas espanholas onde este ensaio teve lugar, este SUV Coupé atacou as curvas com mestria. A isso deve-se não só a qualidade da suspensão (também ela ajustável), como também a precisão da direção.
Ao volante, e visto tratar-se de um 100% elétrico, é imperativa a utilização da função de One Pedal Drive, que tem três modos (dois deles de regeneração e um standard) e assegura uma pouca ou nula utilização do pedal do travão, o que aumentou em muito o conforto a bordo, exponenciado também pelos bons níveis de insonorização.
Medidas, capacidade de carga e espaços de arrumação
Falta 1 milímetro para o Polestar 4 ter 3 metros de distância entre eixos. Este número não foi projetado ao acaso. A ele se deve, em muito, o conforto e o espaço para ocupantes atrás referido. Num veículo com quase 5 metros de comprimento (4,84 m), esta é a garantia de que os ocupantes dos bancos traseiros têm mais do que suficiente espaço para as pernas e viajam rumo ao futuro num carro elétrico espaçoso, com ares de Coupé e personalidade de Executivo.
Com um compartimento de bagagem dianteiro capaz de transportar até 15 litros (ideal para acomodar uma pequena mala com documentos ou um simples laptop), o Polestar 4 conta com uma capacidade de bagageira de quase 530 litros (526), com os bancos traseiros na sua posição original. No caso do seu rebatimento, este valor aumenta para 1.536 litros, sendo possível contar ainda com extra 31 litros por baixo da bagageira.
Preços do Polestar 4
Long Range Single Motor | Long Range Dual Motor | |
Preço base* | 66.700 euros | 73.700 euros |
Pack Performance | 4.500 euros | 4.500 euros |
Pack Pilot | 1.500 euros | 1.500 euros |
Pack Pro | 2.000 euros | 2.000 euros |
Pack Plus | 5.500 euros | 5.500 euros |
Para empresas, a Polestar propõe, em parceria com a Arval e para a variante Single Motor, um renting a 72 meses com quilometragem anual de 10.000 km, com renda a partir de 590 euros (acresce IVA). Com entrada inicial de 5.000 euros (+ IVA), esta oferta de renting da Arval inclui Manutenção, Seguro (RC+DP), Assistência em Viagem, Pneus e Viatura de Substituição.