O Polestar 4 é o segundo SUV proposto pela marca elétrica sueca.
Posicionado entre o Polestar 2 e o Polestar 3 em termos de tamanho e preço, o Polestar 4 alia o design e aerodinâmica de um coupé ao espaço e posição de condução de um SUV e assume-se como uma nova geração de SUV coupé elétrico.
Embora lançado inicialmente na China, o Polestar 4 chegará à Europa no início de 2024, com um preço de lançamento (indicativo) de 60 mil euros.
Fique a par de alguns dos principais detalhes técnicos deste novo SUV coupé elétrico desenvolvido para o segmento D:
- Assenta na plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) desenvolvida para Geely Holding;
- Distância entre eixos de 2,99 m, comprimento total de 4,83 m, largura de 2,13 m e altura de 1,54 m;
- É o modelo de produção mais rápido da Polestar. Estão disponíveis versões Dual e Single motor (tração traseira). Conta uma potência máxima de 400 kW (544 cv) e 686 Nm de binário na versão Long range Dual motor, com uma autonomia proposta de até 560 km;
- Versão Long range Single motor com potência de 200 kW (272 cv) e 343 Nm de binário. Autonomia proposta de 600 km;
- Versões Long range apresentam uma bateria de 102 kWh;
- Todas as variantes incluem capacidade de carga até 200 kW DC e 22 kW AC;
- Função de carregamento bidirecional incluída, com capacidade vehicle-to-load (V2L);
Uma das novidades deste carro é o teto envidraçado a todo o comprimento, que está disponível com uma funcionalidade electrocrómica opcional, permitindo uma execução opaca ou transparente. Porque o vidro traseiro foi eliminado, o tejadilho estende-se para além da altura das cabeças dos passageiros traseiros. Quanto à visibilidade traseira, o espelho retrovisor é substituído por um ecrã de alta-definição que revela informação em tempo real a partir de uma câmara montada no tejadilho.
Polestar 3: SUV elétrico com 610 km de autonomia. Preços a começar nos 94.900 euros
Conteúdo deste artigo
Tecnologia a bordo
No Polestar 4, o sistema de infotainment powered by Android Automotive OS e pela Snapdragon Cockpit Platform utiliza um ecrã horizontal de 15,4 polegadas.
Incorpora, tal como os outros modelos da marca, o sistema Google, que inclui Google Assistant, Google Maps e Google Play. O Apple CarPlay também está incluído.
A bordo, e para uma experiência sonora otimizada, a Polestar equipa este carro com um sistema áudio Harman Kardon onde se incluem 12 colunas e um amplificador de canal híbrido de 1.400 watts.
À semelhança da restante gama Polestar, o Polestar 4 tem disponíveis atualizações remotas regulares Over-the-Air (OTA), que permitem atualizar o carro à distância, acrescentando novas funcionalidades e melhorias, eliminando assim a necessidade de uma visita a uma oficina para descarregar a última versão de software.
Segurança a bordo
Além dos nove airbags instalados a bordo, o Polestar 4 conta, de série, com um total de 12 câmaras, um radar e 12 sensores ultrassónicos. Deste equipamento faz parte uma câmara de monitorização do condutor, que transmite dados e não grava vídeo, para monitorizar os movimentos da cabeça e dos olhos do condutor, ajudando a evitar acidentes relacionados com a fadiga ou incapacidade ao volante.
Juntamente com a deteção de mãos no volante, o sistema de monitorização do condutor ajuda o condutor a manter os olhos na estrada.
Ao volante, o condutor vê um painel de 10,2 polegadas que inclui informação sobre velocidade, bateria e autonomia. Inclui ainda um head-up display em frente ao condutor com uma área de projeção de 14,7 polegadas onde fica visível informação sobre o carro, o telefone e a navegação.
Diferentes packs de equipamento
A Polestar preparou packs adicionais que permitem ao utilizador acrescentar opções específicas.
- Pack Plus, que inclui upgrades de conforto e tecnologia;
- Pack Plus Pro, que acrescenta uma execução corporal com código de cores, um teto electrocrómico e iluminação interior adicional;
- Pack Nappa, que poderá ser acrescentado ao Pack Plus, e que inclui estofos em couro Nappa ventilados, com certificação de origem responsável, função de massagem e altifalantes de apoio de cabeça adicionais para os bancos dianteiros;
- Pack Pilot, que inclui o Pilot Assist e outras funcionalidades de assistência à condução;
- Pack Performance, que melhora o aspeto dinâmico e a experiência de condução da versão Long range Dual motor (inclui jantes de 22 polegadas, travões Brembo de quatro êmbolos e afinação de chassis Polestar Engineered incorporada, entre outros atributos).