Em 2017, as portagens na rede Brisa Concessão Rodoviária (BCR) aumentaram em média cerca de 0.86%.

Cerca de 80% das taxas de portagem da classe 1, mantêm-se inalteradas.

Este passa a ser o valor praticado nas principais vias:

 

De acordo com os mecanismos de atualização de taxas previstos no respetivo contrato de concessão, as tarifas de portagem registam, em 2017, uma atualização de 0.84%.

Este valor tem como referência, conforme legalmente estipulado, a taxa de inflação homóloga – continente sem habitação – de Outubro.

Mas nos termos da legislação em vigor, a atualização das taxas de portagem reflete-se em valores múltiplos de cinco cêntimos.

Este método de atualização traduz o mecanismo de arredondamento das taxas de portagem para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo, o que implica, em termos práticos, atualizações não homogéneas.

Existem, por isso, casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores.

Por isso, o aumento médio para todas as classes de veículos e todos os trajetos é estimada em 0.86%.

Para a classe 1, apenas 18 das 93 taxas de portagem serão atualizadas.

É relevante salientar que para a maioria dos principais percursos, o impacto das atualizações é mínimo, e que nas entradas dos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto) não há aumentos.

 

Investimentos da Brisa em 2017

 

A Brisa conta investir 57 milhões de euros na melhoria da sua rede ao longo de 2017.

O crescimento do investimento superior a 10% face a 2016, será destinado à realização de obras para melhoria dos níveis de serviço prestado, ao nível da segurança e conforto.
Refira-se que a BCR é um dos principais dinamizadores do setor das obras públicas, em Portugal, com investimentos anuais superiores a 50 milhões de euros.

Dos investimentos previstos para 2017, destacam-se várias intervenções na substituição dos pavimentos, nomeadamente, nos sublanços Coimbra Norte/ Mealhada (A1), Grândola Sul/Aljustrel (A2), Pinhal Novo/ Poceirão (A12) e Montemor-o-Novo /EN335 (A14).

A obra mais significativa é, contudo, o alargamento da A4 – Autoestrada Porto/ Amarante, que inclui a construção de um novo túnel complementar em Águas Santas, que irá aumentar a capacidade de serviço deste importante acesso à cidade do Porto.

O programa de investimento, para 2017,inclui ainda cerca de 5 milhões de euros, aplicados em equipamentos de telemática rodoviária e de segurança.