Será que Portugal está preparado para a revolução dos veículos elétricos (VE)?

A LeasePlan apresentou recentemente o EV Readiness Index 2022 e coloca Portugal no 11.º lugar (literalmente no meio da tabela) entre os 22 países que integram este índice.

Em comparação com 2021, Portugal não evoluiu, embora apresente um dado interessante:

  • Um excelente resultado no fator TCO (Custo Total de Utilização), maioritariamente devido aos subsídios à compra e incentivos fiscais existentes.

Por outro lado, no que respeita às infraestruturas de carregamento, Portugal desceu 1 ponto. O EV Readiness Index 2022 da LeasePlan vai mais longe e mostra que Portugal continua a pontuar relativamente baixo, nesta matéria, em comparação com a tendência europeia.

Carros Elétricos: Tudo o Que Precisa de Saber. Guia Completo

O EV Readiness Index analisa o nível de preparação de 22 países europeus para a revolução dos veículos elétricos, baseando-se em três fatores:

  • N.º de registos
  • Maturidade das infraestruturas
  • Incentivos governamentais de cada país

Principais conclusões do LeasePlan EV Readiness Index 2022

A falta de infraestruturas de carregamento continua a ser um bloqueio que impede a adoção de VE em toda a Europa, diz a LeasePlan.

Isto apesar do aumento do interesse dos condutores europeus em carros elétricos.

Assim, o EV Readiness Index 2022 conclui:

  • A absorção de VE aumentou significativamente em quase todos os mercados, fruto do aumento da disponibilidade de modelos em diversos segmentos;
  • A infraestrutura de carregamento ainda está atrasada, criando uma escassez de carregamento à medida que as matrículas de VE aumentam;
  • Os carros elétricos estão mais acessíveis do que nunca.

Quanto à tabela de pontuações EV Readiness Index 2022, eis os resultados:

"A total falta de ação dos governos na infraestrutura de VE está a criar uma escassez de carregamento na Europa", diz Tex Gunning, CEO da LeasePlan.

O responsável máximo pela gestora vai mais longe e diz que à medida que aumenta a oferta de novos modelos de carros elétricos e os preços caem, mais pessoas optam por este tipo de soluções e, "se as infraestruturas de carregamento não acompanharem este crescimento, encontrar estações de carregamento disponíveis vai tornar-se cada vez mais difícil".

Gunning diz que o EV Readiness Index 2022 "deve ser um alerta" para a necessidade de se investir numa ampla infraestrutura de carregamento europeia.