Será que Portugal está preparado para a revolução dos veículos elétricos (VE)?
A LeasePlan apresentou recentemente o EV Readiness Index 2022 e coloca Portugal no 11.º lugar (literalmente no meio da tabela) entre os 22 países que integram este índice.
Em comparação com 2021, Portugal não evoluiu, embora apresente um dado interessante:
- Um excelente resultado no fator TCO (Custo Total de Utilização), maioritariamente devido aos subsídios à compra e incentivos fiscais existentes.
Por outro lado, no que respeita às infraestruturas de carregamento, Portugal desceu 1 ponto. O EV Readiness Index 2022 da LeasePlan vai mais longe e mostra que Portugal continua a pontuar relativamente baixo, nesta matéria, em comparação com a tendência europeia.
https://fleetmagazine.pt/2022/03/25/carros-eletricos/
O EV Readiness Index analisa o nível de preparação de 22 países europeus para a revolução dos veículos elétricos, baseando-se em três fatores:
- N.º de registos
- Maturidade das infraestruturas
- Incentivos governamentais de cada país
Principais conclusões do LeasePlan EV Readiness Index 2022
A falta de infraestruturas de carregamento continua a ser um bloqueio que impede a adoção de VE em toda a Europa, diz a LeasePlan.
Isto apesar do aumento do interesse dos condutores europeus em carros elétricos.
Assim, o EV Readiness Index 2022 conclui:
- A absorção de VE aumentou significativamente em quase todos os mercados, fruto do aumento da disponibilidade de modelos em diversos segmentos;
- A infraestrutura de carregamento ainda está atrasada, criando uma escassez de carregamento à medida que as matrículas de VE aumentam;
- Os carros elétricos estão mais acessíveis do que nunca.
Quanto à tabela de pontuações EV Readiness Index 2022, eis os resultados:
"A total falta de ação dos governos na infraestrutura de VE está a criar uma escassez de carregamento na Europa", diz Tex Gunning, CEO da LeasePlan.
O responsável máximo pela gestora vai mais longe e diz que à medida que aumenta a oferta de novos modelos de carros elétricos e os preços caem, mais pessoas optam por este tipo de soluções e, "se as infraestruturas de carregamento não acompanharem este crescimento, encontrar estações de carregamento disponíveis vai tornar-se cada vez mais difícil".
Gunning diz que o EV Readiness Index 2022 "deve ser um alerta" para a necessidade de se investir numa ampla infraestrutura de carregamento europeia.