Mais de metade dos portugueses quer comprar carro em 2023 e 29% desses potenciais compradores pondera comprar um carro mais económico em termos de preço e de combustível.
Seria aí que os carros elétricos e híbridos, dado o seu TCO bastante competitivo, entrariam em cena. Mas há um problema: o preço. 65% dos portugueses diz que o preço dos carros elétricos e híbridos é um fator dissuasor para a compra desse tipo de carros.
Exemplo disso são estes três carros, por exemplo, que apresentam propostas a gasolina e 100% elétricas na mesma variante de equipamento mas cujos preços diferem em alguns milhares de euros.
Gasolina | 100% elétrico | |
Peugeot 208 (nível de equipamento Active) | 18.760 euros | e-208: 33.320 euros |
Citroën C4 (nível de equipamento Feel) | 23.215 euros | ë-C4: 38.835 euros |
Renault Mégane (nível de equipamento Techno) | 31.660 euros | E-TECH Electric: 44.750 euros |
Considerando a eletrificação ao nível dos plug-in, as diferenças para as versões a gasolina (de outros três modelos) também são significativas.
Gasolina | Híbrido Plug-in | |
Mercedes-Benz Classe A Limousine (Pack Base) | A 200: 39.899 euros | A 250 e: 46.600 euros |
Kia Sportage (capanha de lançamento) | 32.500 euros | 45.550 euros |
BMW Série 3 Berlina (Base) | 320i: 46.500 euros | 320e: 53.000 euros |
Dos 500 portugueses inquiridos neste estudo:
- 28% dizem que o seu atual carro é antigo e que pretendem, por isso, comprar um carro mais sustentável;
- Do total de pessoas que querem adquirir carro em 2023, 23% mostram-se indecisas entre um carro novo ou em segunda mão;
- Entre os decididos, 16% pretende comprar novo e 13% em segunda mão;
- 55% consideram adquirir um elétrico ou híbrido;
- 25% apontam o insuficiente desenvolvimento de pontos de carregamento como causa para não comprar um veículo eletrificado;
- 22% afirmam não querer ou poder instalar um ponto de carregamento em casa;
- 18% revelam desconhecimento acerca deste tipo de veículos ou que estes se destinam apenas a curtas distâncias ou mobilidade urbana.
Estas conclusões foram retiradas do relatório Consumer Spotlight sobre “Compra de Carro em 2023”: um inquérito levado a cabo pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte), entre novembro e dezembro de 2022. Entrevistas feitas a 1.800 condutores, 500 dos quais portugueses.
Liberty Seguros e Mercedes-Benz Financiamento renovam parceria
José Luis García Camiñas, diretor executivo de Produto da Liberty Seguros na Europa, diz que o envelhecimento da frota de veículos em Portugal e o impulso regulamentar no sentido de uma mobilidade mais sustentável “irá gerar uma mudança necessária nos veículos em circulação”.
Para o responsável, o interesse em veículos elétricos e híbridos “continuará a crescer”, apesar de a incerteza económica e a inflação ainda condicionarem a decisão de compra este ano.
“Por isso, para além da compra do automóvel, é importante selecionar as coberturas específicas que estes veículos necessitam, tais como a recarga de emergência ou os danos causados em/ou por instalações de recarga”, acrescenta.