Numa altura em que se assiste a uma instabilidade no preço dos combustíveis, que chegaram a valores nunca antes registados, importa perceber de que forma é que os condutores de carros a gasolina ou gasóleo podem poupar combustível enquanto conduzem.

Deixamos uma lista de dez dicas que o ajudará a poupar alguns euros, muitas delas relacionadas com um bom uso do pedal do acelerador.

Planeie bem as suas viagens para poupar combustível

Parece simples, mas é bastante lógico. Ao planear o seu percurso, evita atrasos, que têm geralmente como consequência direta o aumento do consumo de combustível, que poderá poupar se não conduzir tão apressadamente. Um condutor apressado acelera mais, logo obriga o carro a consumir mais combustível. Ao mesmo tempo, comete mais infrações e é menos tolerante com outros carros que circulem mais lentamente.

Tenha um pé direito ‘mais leve’

O ideal será manter um pé ligeiro sobre o pedal da direita. Tente circular com o motor abaixo das 2.500 rpm e esqueça as mudanças de velocidade de “ouvido”, ou seja, através do ruído do motor.

Mantenha uma velocidade estabilizada para poupar combustível

A poupança de combustível consegue-se mantendo uma velocidade estabilizada sem acelerações ou travagens bruscas e evitando paragens desnecessárias. Sempre que possível utilize mudanças e velocidades que mantenham o regime do motor do seu carro próximo das 1.500-2.000 rpm. Se detetar uma potencial situação de paragem na aproximação a rotundas, semáforos ou passadeiras, diminua a velocidade e evite parar.

Faça um reset ao acelerador

Após momentos de maior esforço ou consumo, como por exemplo ao atingir o topo de uma subida ou no final de uma ultrapassagem, retire o pé do acelerador durante um ou dois segundos e faça um “reset” ao sistema. Volte a aplicar com suavidade o pé no acelerador até que o veículo atinja a velocidade pretendida, procurando o ponto de injecção de combustível minimamente necessário à manutenção da velocidade.

Velocidade elevada implica emissões e consumos elevados

Quando o seu carro ultrapassa os 110 ou 120 km/h, os consumos aumentam de forma quase exponencial. Por isso, acelere de forma suave e mantenha velocidades de circulação mais baixas. A título excecional, e se a auto-estrada tiver muito trânsito ou declives muito acentuados com subidas e descidas prolongadas, evite o uso do regulador de velocidade (Cruise Control).

Faça uma melhor gestão das suas transições de mudanças

Como? Faça as passagens de caixa e subidas de mudança a rotações abaixo das 2.000 rpm se o seu carro for a gasóleo e perto das 2.500 rpm se o seu carro for a gasolina. Utilize também as mudanças altas (5.ª ou 6.ª, consoante o carro) durante mais tempo, mesmo a velocidades mais reduzidas – entre 50 e 70 km/h.

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Poupar combustível nas descidas

Sempre que atingir a velocidade que pretende e se estiver a aproximar de retas longas ou descidas, ao invés de manter o pé no acelerador, mantenha mudanças altas e retire o pé do acelerador. O seu carro vai manter a velocidade sem consumo de combustível.

Mantenha uma pressão adequada dos pneus

Dê ouvidos às recomendações do fabricante do seu carro e ajuste a pressão dos pneus consoante a carga que transporta. Porquê? Porque diferenças na pressão levam a mais atrito e, consequentemente, maior desgaste e maior consumo.

Faça uma boa manutenção do seu carro

Respeite as datas de revisão e esteja especialmente atento aos níveis do óleo e do líquido de refrigeração do motor.

Cuidados ao abastecer

Atestar o depósito implica menos idas à bomba de combustível. Ao atestar, certifique-se de que está a usar o combustível ideal para o seu carro e não pressione demasiado o gatilho da pistola da mangueira de combustível, por forma a evitar a acumulação de vapor no depósito. Por fim, feche bem a tampa do depósito e evite deixar o carro chegar à reserva.

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