A empresa portuguesa Power Dot recebeu um reforço de capital de 150 milhões de euros por parte do fundo de investimento Antin Infrastructure Partners.
Esta injeção financeira vai permitir à Power Dot:
- Prosseguir a sua expansão nacional e internacional
- Reforçar a equipa
- Desenvolver software para otimizar operação
- Continuar a instalar gratuitamente carregadores para veículos elétricos (VE) em todos os parques de estacionamento
Importa recordar que o modelo de negócio da Power Dot assenta na instalação gratuita de carregadores para VE em parques de estacionamento, bem como na garantia de gestão e manutenção dos mesmos sem custos para os parceiros proprietários dos parques.
É este modelo de negócio que deverá criar uma experiência de carregamento integrada na vida dos utilizadores, diz a Power Dot, que escusam de fazer deslocações propositadas para carregar o seu VE, uma vez que os carregadores são instalados em locais de elevado tráfego e que já fazem parte das rotinas habituais dos condutores (espaços de retalho, centros comerciais, ginásios, restaurantes, hospitais, hotéis e centros comerciais, por exemplo).
“Em cada local é sempre feito um estudo exaustivo de mercado, pelo que os carregadores que instalamos estão adaptados ao tempo médio de permanência num local, para elevado nível de conforto e comodidade na experiência de carregamento. Esta é uma solução que gera confiança e por consequência o aumento da procura pelos VE”, diz José Maria Sacadura, fundador e diretor geral para o mercado português da Power Dot.
Luís Santiago Pinto, fundador e CEO da Power Dot, justifica o investimento do fundo Antin e o seu timing: “três anos depois do início de atividade e com presença em seis mercados distintos, o objetivo da Power Dot é continuar a expandir a rede a nível nacional e reforçar a rede internacional, uma vez que existe um grande potencial de crescimento nestes mercados”.
“Precisávamos de um investidor com experiência em infraestruturas e tecnologia”, diz Luís Pinto sobre o fundo Antin, que por sua vez procurava uma empresa sólida que atuasse no desenvolvimento de infraestruturas de futuro, para investir.
A Power Dot opera atualmente em seis mercados (Portugal, Espanha, França, Polónia, Luxemburgo e Bélgica). Conta com uma rede de 5.000 pontos de carregamento instalados e/ou em instalação e está presente em 150 municípios, cobrindo até 50% do território nacional. Até 2025, a empresa espera atingir 14 mil pontos de carregamento, sendo que em 2030 esse número deverá quase que duplicar para 27.500 nos seis mercados onde opera.