Acompanhando a subida do preço do barril de crude nos mercados internacionais, motivada pela redução da produção nos EUA, o preço por litro de gasóleo tem vindo a subir desde o início de 2015.

Em Janeiro, o preço da referência para os preços dos combustíveis na Europa chegou a transacionar-se abaixo dos 50 dólares por barril, mas atualmente essa negociação está a ser feita a 60 dólares.

O acréscimo do preço dos combustíveis em Portugal reflete também o aumento do imposto petrolífero e as taxas de carbono contempladas no Orçamento de Estado de 2015.

site da Direção Geral de Indústria e Energia mostra que o preço médio deste combustível era de 1,1436 euros a 1 de Janeiro, sendo que a 16 de Fevereiro atingiu os 1,2083 euros.

Mas a 31 de Dezembro de 2014, o custo por litro deste combustível chegou a estar abaixo de 1 euro em alguns postos “low cost”. As estações agregadas às superfícies comerciais no Norte e Centro do País continuam a ser as que vendem o produto mais barato. Por exemplo, a 16 de Fevereiro alguns postos do Intermarché e do E.Leclerc estavam a comercializar o litro do gasóleo a 1,119 euros.

O gráfico mostra alguma variabilidade dos preços, mas torna evidente a tendência de subida dos valores.