Até 2025, a PRIO vai investir 11,5 milhões de euros em mobilidade elétrica. Reforçar a aposta em energias do futuro para a mobilidade e investir na investigação de alternativas sustentáveis é o principal objetivo da PRIO.

A empresa espera, com este investimento, dar um impulso à renovação de meios e materiais, bem como atualizar a tecnologia da rede. Uma das vertentes deste investimento passa pela introdução de postos de carregamento ultrarrápidos para veículos elétricos topo de gama.

Além da expansão da rede de carregadores para 300 postos, a empresa prevê, ainda este ano, instalar um posto ultra-fast-charge em Cascais, com uma potência sete vezes maior do que os postos rápidos já existentes em Portugal.

A PRIO espera que este investimento contribua para tornar a mobilidade elétrica “eficaz e confortável”, ao mesmo tempo que se enquadra nos princípios delineados das agendas governativas europeia e nacional em matéria de ambiente.

PRIO Lab

Com cinco protocolos assinados com os institutos politécnicos (IP) do Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, a PRIO dá também início ao PRIO Lab, um projeto que visa apostar no contacto próximo dos estudantes com as tecnologias da mobilidade elétrica.

Cada PRIO Lab (em cada um dos IP) permitirá aos alunos o contacto com carregadores slow e fast charge, baterias, meios de medição e outras ferramentas. A PRIO espera formar cerca de 450 alunos nos PRIO Lab.