Design e dinâmica. Estas são as duas características que constituem a novidade no Prius, o automóvel da Toyota que é provavelmente o modelo híbrido mais conhecido em todo mundo.
Já disponível em Portugal, ao corresponder aos requisitos que permitem a recuperação do IVA por parte das empresas, o Toyota Prius assegura um custo de aquisição (sem IVA) abaixo dos 35 mil euros (2.º escalão de Tributação Autónoma, taxa reduzida de 7,5% de acordo com o Orçamento do Estado para 2023) e a depreciação total do valor de aquisição (em sede de IRC).
Emissões reduzidas de CO2 de 11 a 16 g/km são também uma vantagem para a contabilidade final das emissões de uma frota automóvel e respetivo indicador de sustentabilidade.
Tributação Autónoma sobre encargos com viaturas a vigorar em 2023
Perante esta nova geração é preciso esquecer (quase) tudo o que caracterizava as anteriores. “Quase tudo” porque a componente mecânica da quinta geração continua a revelar-se eficiente, apesar de agora reclamar uns muito expressivos 223 cv, em claro contraste com os 122 cv do quarto Toyota Prius lançado em 2017.
Porém, o reforço da eficiência deve muito a uma bateria que, embora mais compacta, tem capacidade para acumular mais energia.
E se um carro “vende” (ou deixa de vender…) também pelo design, então o novo Toyota Prius diferencia-se claramente por apresentar-se com linhas mais sedutoras do que nas anteriores gerações.
A silhueta, mais compacta e com linhas fortemente dinâmicas, acrescenta uma secção traseira mais desportiva. E, até pela oferta de novas cores mais vistosas (nomeadamente este “Amarelo Mustarda”), a nova geração Prius seguramente não mostra pretensões de se mostrar discreta.
Em termos dinâmicos está também um carro mais divertido de conduzir, sem que – felizmente – isso impeça de revelar conforto ao nível de um automóvel familiar.
Disponível em Portugal e na Europa exclusivamente em versão híbrida plug-in, o Prius apresenta como características mecânicas mais importantes:
- Motor 2.0 a gasolina de 152 cv (112 kW);
- Motor elétrico dianteiro de 160 cv (120 kW);
- 223 cv de potência total;
- Bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, mais compacta, com maior densidade energética e menor número de células;
- Nova unidade de controlo de potência (PCU), que inclui um conversor integrado DC-DC de saída mais elevada;
- Capacidade máxima de carregamento de 3,3 kW (AC), que permite recuperar a bateria em cerca de quatro horas;
- Autonomia de condução elétrica de 72 a 86 km;
- Emissões combinadas de CO2 (WLTP) de 11 a 16 g/km (dependendo da versão, inferiores às obtidas pela geração anterior);
- Segunda geração da plataforma GA-C da Toyota New Global Architecture (TNGA), mais leve, mais rígida e com o centro de gravidade mais reduzido, por via da colocação da bateria debaixo do banco traseiro e do depósito de combustível mais baixo e mais à frente;
- Quanto presente, o painel solar no tejadilho, existe possibilidade de recuperar até 8,7 quilómetros de autonomia elétrica diária. Embora a superfície ocupada pelo painel seja mais pequena, este apresenta um ganho de eficiência de 15%.
Versões e preços do Toyota Prius em Portugal
- Exclusive (jante 17”): 42.640 euros (0,5 l/100 km – 11 g CO2/km)
- Luxury (jante 19”): 44.840 euros (0,7 l/100 km – 16 g CO2/km)
- Premium (jante 19”): 50.440 euros (0,7 l/100 km – 16 g CO2/km)
Quinto Prius com habitáculo marcado pela tecnologia e pela qualidade
O interior mais elegante e tecnológico tem também uma linha mais harmoniosa e com uma funcionalidade mais “convencional”.
Nomeadamente o uso de comandos de climatização distintos, fora das funções do ecrã tátil central de 12,3 polegadas. A posição de condução e a visibilidade dos instrumentos (e o próprio formato da informação disponibilizada) adquiriram uma configuração mais moderna e semelhante à linguagem do Toyota bZ4X.
Nomeadamente na visão do condutor sobre o ecrã de sete polegadas situado atrás do volante.
Por ser 4,2 cm mais curto, 2,2 cm mais largo e a distância entre eixos ser ligeiramente maior, a habitabilidade é a esperada num modelo com as dimensões do atual Prius.
Mas a linha traseira e a bateria instalada sob o assento retira retiram distância em altura a estes lugares e não beneficiam a capacidade de mala que, apesar de ligeiramente maior do que a da anterior geração, é de apenas 284 litros.
Ao tato e ao olhar, a impressão de qualidade dos materiais é igualmente notória.
Em termos de tecnologia a bordo, destaque para a mais recente geração do Toyota Safety Sense (TSS), que passa a poder ser atualizado remotamente.
Também para a eficácia na deteção de obstáculos câmaras e sensores de radar que garantem a segurança da condução e a integridade do Prius em manobra.
Nomeadamente a tecnologia que garante o bom funcionamento do sistema de estacionamento semiautónomo, que permite parquear ou sair do lugar em que o carro se encontra em modo mãos livres ou a partir de uma aplicação no smartphone.
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