A promessa já tinha sido feita há muito, e agora a Volvo materializa-a: a partir do início de 2024, a Volvo não produzirá mais carros movidos a gasóleo.

O anúncio foi feito na Climate Week NYC e faz parte do percurso já iniciado pela marca, que no passado anunciou que a partir de 2030 só comercializará automóveis 100% elétricos.

No ano passado, a Volvo já tinha decidido abandonar o desenvolvimento de novos motores de combustão interna (ICE). Prova disso foi a venda da sua participação na Aurobay em novembro passado.

A Aurobay era uma empresa de joint-venture que continha todos os restantes ativos para motores de combustão de carros Volvo. Esta venda significa que a Volvo já não está a gastar uma única coroa do seu orçamento de Investigação e Desenvolvimento de novos ICE.

Volvo EX30 em renting Locarent para empresas com renda de 449 euros (c/ IVA)

Sobre este marco na história da Volvo, Jim Rowan, CEO da empresa, diz: “os grupos propulsores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de gases de escape. Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas”.