Em novembro foram produzidos 29.390 ligeiros de passageiros em Portugal, o que representa um aumento de 13,7% relativamente ao mesmo mês do ano anterior. Valor que contrasta com o registado há dois meses, quando a produção de ligeiros no nosso país crescia apenas 0,8%.

Segundo dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, foram ainda produzidos 5.737 comerciais ligeiros em Portugal – aumento de 13,3% face ao período homólogo.

Mas é no acumulado que se continua a verificar um recuo na produção automóvel nacional. Entre janeiro e novembro foram produzidos menos 23,5% de ligeiros de passageiros em comparação com o período homólogo (201.018 unidades produzidas até 30 de novembro do corrente).

Também nos comerciais ligeiros se continua a verificar uma tendência decrescente, com a produção deste tipo de veículos a registar uma descida de 12,9% entre janeiro e novembro.

“O mercado automóvel está mau mas ainda pode piorar” avisa ACAP

De acordo com a ACAP, 98,0% dos veículos automóveis produzidos em Portugal têm como destino o mercado externo. A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 94,2%, estando a Alemanha (20,7%), França (16,6%), Itália (11,3%), Espanha (11,0%) e Reino Unido (7,8%) no topo do ranking.

Autoeuropa e Mangualde

Em novembro, a unidade fabril de Palmela foi responsável por 94,6% da produção total de ligeiros de passageiros em Portugal.

Já a fábrica do grupo PSA, localizada em Mangualde, foi responsável por 93,4% da produção de comerciais ligeiros no nosso país.

No acumulado, ambas as fábricas representam 90% da produção automóvel em Portugal – (Autoeuropa: 90,8% e Mangualde: 90,9%).