A Ericsson, a Orange e o Grupo PSA assinaram um acordo de parceria para testar a tecnologia 5G com vista à sua potencial aplicação ao automóvel.

Com esta colaboração os parceiros pretendem desenvolver uma visão abrangente das exigências para que uma infraestrutura 5G possa ser compatível com as necessidades da indústria dos veículos conectados.

A parceria em torno da conectividade automóvel “Towards 5G” pretende alavancar a tecnologia 4G para uma evolução 5G, em resposta aos requisitos da conectividade automóvel, tais como os sistemas de transporte inteligente (ITS, Intelligent Transport System), de forma a melhorar a segurança rodoviária, bem como criar novos serviços dedicados ao automóvel e para uma utilização in-car.

Em termos técnicos, a parceria está centrada nas arquiteturas Vehicle-to-Vehicle (V2V) e Vehicle-to-Everything (V2X) e na performance em tempo real, necessárias à implementação de um ITS e dos serviços conectados em veículos. Os primeiros testes baseiam-se na tecnologia LTE, para, de seguida, evoluírem para as tecnologias LTE-V e 5G.

A iniciativa “Towards 5G” vai permitir a partilha de competências em matéria de veículos conectados, a fim de responder aos desafios representados pelos serviços de mobilidade e a denominada Internet of Things (IoT).

A Ericsson fornece o equipamento rádio e uma rede central virtualizada distribuída, que permitirá funções de fragmentação (slicing) de rede, bem como um serviço inteligente e geo-mensagem.

A Orange fornece a rede móvel e o espectro associado, destinado ao local de testes, bem como a conectividade a bordo que integra as aplicações para utilização dentro de um veículo.

O Grupo PSA está encarregue de definir as necessidades de cada tipo de utilização, a integração da arquitetura incorporada e a validação da experiência do cliente.

A parceria permitirá ainda identificar o potencial para novos serviços e casos de utilização que irão contribuir para o incremento da segurança rodoviária e de uma melhor qualidade de serviço para os clientes finais.

Os primeiros casos de utilização de ITS cooperativo estão já identificados e estão atualmente a ser testados a bordo de diversos veículos em França.

Os testes abrangem dois tipos de utilização: “see through” entre dois veículos conectados na mesma estrada (em que um veículo que precede outro veículo e assinala a presença de um objeto na estrada), e “Emergency vehicle”, com vista a lançar um aviso em tempo real da aproximação de um veículo de emergência.

Ao longo de 2017 serão realizados outros testes no âmbito desta iniciativa de investigação.