Vai existir um simulador para os clientes preverem o consumo conforme o seu modo de condução e uma aplicação de eco-condução
O Grupo PSA e duas ONG oficializam as medições de consumos em utilização real de viaturas Peugeot, Citroën e DS, cumprindo a promessa do construtor de publicar os resultados dos consumos em utilização real de 30 dos seus modelos principais.
Os resultados surgem do protocolo de ensaios definido com as ONG Transport & Environment (T&E) e France Nature Environnement (FNE), auditados pelo Bureau Veritas.
Este protocolo fiável e reprodutível, permite medir o consumo em utilização real dos clientes do Grupo PSA.
Inspirado pelo projeto europeu RDE “Real Driving Emissions” (“Emissões Em Condução Real”), o protocolo mede os consumos de combustível graças a um equipamento portátil, instalado no veículo (PEMS).
O Bureau Veritas, órgão independente e reconhecido a nível internacional, garante a conformidade do protocolo e da sua implementação nas condições definidas e atesta a sinceridade e a integridade dos resultados.
As medições foram realizadas em vias públicas, abertas ao tráfego (25 km em meio urbano, 39 km extra-urbano e 31 km em auto-estrada) em condições de condução reais (uso do ar condicionado, peso de bagagem e de passageiros, declives etc….).
As medições obtidas são comparáveis às dos clientes PSA (obtidas pelos inquéritos independentes a clientes) e refletem a robustez do processo científico realizado com a T&E e a FNE.
Esta iniciativa é uma estreia mundial na indústria automóvel.
Conteúdo deste artigo
Consumos e desvios de consumo em carros Peugeot
MODELOS PEUGEOT | Protocolo T&E l/100km |
Homologação l/100km |
Dif. l/100km |
|
108 1.2 PureTech 82 CVM5 pneus 15” STD | 6,1 | 4,3 | 1,8 | |
208 1.6 BlueHDi 100 CVM5 pneus 16” TBRR | 4,7 | 3,5 | 1,2 | |
208 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM5 pneus 16” UBRR | 4,7 | 3 | 1,7 | |
2008 1.6 BlueHDi 100 CVM5 pneus 16” TBRR | 5,1 | 3,7 | 1,4 | |
2008 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 16” TBRR | 5,2 | 3,7 | 1,5 | |
2008 1.2 PureTech 82 CVM5 pneus 16” TBRR | 6,4 | 4,9 | 1,5 | |
2008 1.2 PureTech 110 S&S EAT6 pneus 16” TBRR | 7,1 | 4,8 | 2,3 | |
308 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 16” UBRR | 4,9 | 3,2 | 1,7 | |
308 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 16” TBRR | 6,6 | 4,6 | 2 | |
308 1.2 PureTech 110 S&S CVM5 pneus 16” UBRR | 6,3 | 4 | 2,3 | |
3008 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 17” TBRR | 6,1 | 4,1 | 2 | |
3008 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 17” UBRR | 7,6 | 4,9 | 2,7 | |
508 2.0 BlueHDi 180 S&S EAT6 pneus 17” UBRR | 6,3 | 4 | 2,3 | |
PARTNER 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM5 pneus 15” TBRR | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
Consumos e desvios de consumo em carros Citroën
MODELOS CITROËN | Protocolo T&E l/100km |
Homologação l/100km |
Dif. l/100km |
C1 PureTech 82 CVM Feel pneus 15” STD | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
C3 PureTech 82 CVM Exclusive pneus 16” TBRR | 6,3 | 4,6 | 1,7 |
C3 Picasso BlueHDi 100 CVM Confort pneus 16” TBRR | 5,7 | 3,8 | 1,9 |
C3 BlueHDi 75 S&S CVM pneus 15” UBRR | 4,9 | 3,0 | 1,9 |
C4 Cactus BlueHDi 100 CVM Shine pneus 16” TBRR | 5,1 | 3,6 | 1,5 |
C4 Cactus PureTech 110 S&S CVM Shine pneus 16” TBRR | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
C4 BlueHDi 100 CVM Feel pneus 16” TBRR | 5,1 | 3,6 | 1,5 |
C4 Picasso BlueHDi 120 S&S EAT6 Intensive pneus 17” TBRR | 6,5 | 3,9 | 2,6 |
Grand C4 Picasso BlueHDi 120 S&S CVM6 Attraction pneus 16” UBRR | 5,7 | 4 | 1,7 |
Grand C4 Picasso PureTech 130 S&S CVM6 Intensive pneus 17” TBRR | 7,4 | 5 | 2,4 |
Berlingo BlueHDi 100 CVM pneus 15” TBRR | 6,1 | 4,3 | 1,8 |
Consumos e desvios de consumo em carros DS
MODELOS DS | Protocolo T&E l/100km |
Homologação l/100km |
Dif. l/100km |
DS 3 BlueHDi 120 S&S CVM6 Sport Chic | 5 | 3,6 | 1,4 |
DS 3 PureTech 110 S&S CVM So Chic | 6 | 4,3 | 1,7 |
DS 4 PureTech 110 S&S CVM So Chic | 5,4 | 3,8 | 1,6 |
Portal e APP para simular consumos
No final de 2016, as marcas Peugeot, Citroën e DS irão propor nos seus portais de internet um simulador que permitirá aos clientes das marcas prever o consumo dos seus veículos, dependendo do seu modo de condução e da utilização da viatura (misto de cidade/ estrada/auto-estrada, carga a bordo, etc).
Simultaneamente será disponibilizada online uma aplicação de eco-condução, que permitirá ao cliente controlar os seus consumos de combustível.
“A fim de proporcionar ainda mais informação aos seus clientes, o Grupo irá publicar os resultados de 20 modelos adicionais até ao final do ano e proporá um simulador que permitirá que os clientes melhorem a sua eficiência de consumos com base no seu tipo de utilização e, portanto, o seu nível de emissões de CO2. Em 2017, o Grupo PSA irá propor uma nova etapa, estendendo as medidas às emissões poluentes de óxidos de azoto em condições de utilização pelo cliente”, referiu Gilles Le Borgne, Diretor de P&D do Grupo PSA.