psa-consumo

Vai existir um simulador para os clientes preverem o consumo conforme o seu modo de condução e uma aplicação de eco-condução

O Grupo PSA e duas ONG oficializam as medições de consumos em utilização real de viaturas Peugeot, Citroën e DS, cumprindo a promessa do construtor de publicar os resultados dos consumos em utilização real de 30 dos seus modelos principais.

Os resultados surgem do protocolo de ensaios definido com as ONG Transport & Environment (T&E) e France Nature Environnement (FNE), auditados pelo Bureau Veritas.

Este protocolo fiável e reprodutível, permite medir o consumo em utilização real dos clientes do Grupo PSA.

Inspirado pelo projeto europeu RDE “Real Driving Emissions” (“Emissões Em Condução Real”), o protocolo mede os consumos de combustível graças a um equipamento portátil, instalado no veículo (PEMS).

O Bureau Veritas, órgão independente e reconhecido a nível internacional, garante a conformidade do protocolo e da sua implementação nas condições definidas e atesta a sinceridade e a integridade dos resultados.

As medições foram realizadas em vias públicas, abertas ao tráfego (25 km em meio urbano, 39 km extra-urbano e 31 km em auto-estrada) em condições de condução reais (uso do ar condicionado, peso de bagagem e de passageiros, declives etc….).

As medições obtidas são comparáveis às dos clientes PSA (obtidas pelos inquéritos independentes a clientes) e refletem a robustez do processo científico realizado com a T&E e a FNE.

Esta iniciativa é uma estreia mundial na indústria automóvel.

Consumos e desvios de consumo em carros Peugeot

MODELOS PEUGEOT Protocolo T&E
l/100km
Homologação
l/100km
Dif.
l/100km
108 1.2 PureTech 82 CVM5 pneus 15” STD 6,1 4,3 1,8  
208 1.6 BlueHDi 100 CVM5 pneus 16” TBRR 4,7 3,5 1,2  
208 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM5 pneus 16” UBRR 4,7 3 1,7  
2008 1.6 BlueHDi 100 CVM5 pneus 16” TBRR 5,1 3,7 1,4  
2008 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 16” TBRR 5,2 3,7 1,5  
2008 1.2 PureTech 82 CVM5 pneus 16” TBRR 6,4 4,9 1,5  
2008 1.2 PureTech 110 S&S EAT6 pneus 16” TBRR 7,1 4,8 2,3  
308 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 16” UBRR 4,9 3,2 1,7  
308 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 16” TBRR 6,6 4,6 2  
308 1.2 PureTech 110 S&S CVM5 pneus 16” UBRR 6,3 4 2,3  
3008 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 17” TBRR 6,1 4,1 2  
3008 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 17” UBRR 7,6 4,9 2,7  
508 2.0 BlueHDi 180 S&S EAT6 pneus 17” UBRR 6,3 4 2,3  
PARTNER 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM5 pneus 15” TBRR 6,1 4,3 1,8  

Consumos e desvios de consumo em carros Citroën

MODELOS CITROËN Protocolo T&E
l/100km
Homologação
l/100km
Dif.
l/100km
C1 PureTech 82 CVM Feel pneus 15” STD 6,1 4,3 1,8
C3 PureTech 82 CVM Exclusive pneus 16” TBRR 6,3 4,6 1,7
C3 Picasso BlueHDi 100 CVM Confort  pneus 16” TBRR 5,7 3,8 1,9
C3 BlueHDi 75 S&S CVM pneus 15” UBRR 4,9 3,0 1,9
C4 Cactus BlueHDi 100 CVM Shine pneus 16” TBRR 5,1 3,6 1,5
C4 Cactus PureTech 110 S&S CVM Shine pneus 16” TBRR 6,1 4,3 1,8
C4 BlueHDi 100 CVM Feel pneus 16” TBRR 5,1 3,6 1,5
C4 Picasso BlueHDi 120 S&S EAT6 Intensive pneus 17” TBRR 6,5 3,9 2,6
Grand C4 Picasso BlueHDi 120 S&S CVM6 Attraction pneus 16” UBRR 5,7 4 1,7
Grand C4 Picasso PureTech 130 S&S CVM6 Intensive pneus 17” TBRR 7,4 5 2,4
Berlingo BlueHDi 100 CVM pneus 15” TBRR 6,1 4,3 1,8

Consumos e desvios de consumo em carros DS

MODELOS DS Protocolo T&E
l/100km
Homologação
l/100km
Dif.
l/100km
DS 3 BlueHDi 120 S&S CVM6 Sport Chic 5 3,6 1,4
DS 3 PureTech 110 S&S CVM So Chic 6 4,3 1,7
DS 4 PureTech 110 S&S CVM So Chic 5,4 3,8 1,6

Portal e APP para simular consumos

psa-consumoNo final de 2016, as marcas Peugeot, Citroën e DS irão propor nos seus portais de internet um simulador que permitirá aos clientes das marcas prever o consumo dos seus veículos, dependendo do seu modo de condução e da utilização da viatura (misto de cidade/ estrada/auto-estrada, carga a bordo, etc).

Simultaneamente será disponibilizada online uma aplicação de eco-condução, que permitirá ao cliente controlar os seus consumos de combustível.

“A fim de proporcionar ainda mais informação aos seus clientes, o Grupo irá publicar os resultados de 20 modelos adicionais até ao final do ano e proporá um simulador que permitirá que os clientes melhorem a sua eficiência de consumos com base no seu tipo de utilização e, portanto, o seu nível de emissões de CO2. Em 2017, o Grupo PSA irá propor uma nova etapa, estendendo as medidas às emissões poluentes de óxidos de azoto em condições de utilização pelo cliente”, referiu Gilles Le Borgne, Diretor de P&D do Grupo PSA.