A PSA garante cumprir regras de emissões e, com a ajuda de um organismo independente, vai apurar para divulgar os valores de consumo e emissões em condições reais de utilização dos principais modelos
O grupo PSA – Peugeot, Citroën e DS – reafirma que a sua gama de veículos cumpre todas as atuais normas de emissões e toma a iniciativa de vir a divulgar publicamente os valores de consumo e emissões dos seus carros em condições reais de utilização apurados por um organismo independente.
Esta medida do construtor francês é justificada pela necessidade de introduzir melhoramentos nos processos de apuramento de resultados, evidenciada pelas diversas publicações que têm vindo a efetuar controlos antipoluição em variadas marcas e modelos.
Neste contexto, o Presidente da Direcção da PSA Peugeot Citroën solicitou às equipas de engenharia do grupo que procedessem a uma aprofundada revisão da sua situação no que respeita às emissões poluentes e aos consumos de combustível.
As conclusões desse inquérito interno confirmaram, segundo se lê no comunicado do grupo PSA, que, nenhum dos seus veículos foi “equipado com softwares ou dispositivos que permitissem detectar testes de conformidade e activassem quaisquer dispositivos de tratamento de gases, inclusive os NOx (Óxidos de Azoto), que ficassem inactivos numa utilização pelos clientes”.
Esta garantia é baseada em testes efetuados a 4.300 veículos que foram retirados de forma aleatória das fábricas em 2014, para verificar a conformidade da produção em matéria de homologações.
Em relação à eficiência de combustível, é enfatizada a liderança do grupo no sector, sustentada pelos recentes avanços tecnológicos quer nos motores a gasolina PureTech, como nas unidades BlueHDi: “A PSA foi o primeiro construtor a generalizar a utilização da tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) “Blue HDi” na totalidade dos seus veículos de passageiros diesel Euro6″, frisa o documento.
“Este sistema de despoluição, para o qual a PSA depositou uma centena de patentes, é reconhecido por numerosas publicações como sendo a tecnologia mais eficaz no tratamento dos NOx . A experiência adquirida e os investimentos já realizados nesta tecnologia colocam o Grupo na direcção ideal para a futura norma WLTP, cuja entrada em vigor se espera para 2017. No mesmo espírito, a PSA inventou o filtro de partículas 11 anos antes que a norma Euro5 o tornasse obrigatório para todos os construtores automóveis, em Janeiro de 2011”.
Assim, numa medida até agora inédita e reveladora da confiança depositada nos seus motores, o grupo PSA Peugeot Citroën decidiu publicar, tão rápido quanto possível, para os seus principais veículos, os consumos em utilização real, sob o controlo de um organismo independente e adotar disposições técnicas que permitam antecipar normas futuras de homologação ainda em estudo (WLTP), começando pelo equilíbrio eléctrico nulo para qualquer homologação de novos veículos/motorizações.
No primeiro semestre de 2015, as vendas de veículos de passageiros diesel representaram, para a PSA, 60,3% das suas vendas na Europa e 41,9% no mundo.