Só no mês de Maio de 2014 foram vendidos, em Portugal, 2.069 veículos comerciais ligeiros. Este valor representa um crescimento de 42,9 por cento face ao ano anterior.
De Janeiro a Maio de 2014 o mercado atingiu as 9.887 unidades, 60,7 por cento mais do que em período homólogo do ano transacto. No total do mercado de ligeiros, isto representa cerca de 14 por cento das vendas desde o início do ano. É percentualmente mais do que ocorreu em 2013, o que pode representar um bom prenúncio de uma maior actividade económica do País.
Entre as doze marcas automóveis que mais venderam em Portugal, entre Janeiro e Maio de 2014, duas não possuem gama de veículos comerciais: a BMW e a Audi.
Por isso não constam da tabela que se segue. Em seu lugar foram acrescentadas a Ford e Toyota, marcas que lhes sucedem no ranking total das vendas de automóveis ligeiros.
O quadro acima pretende mostrar a importância que o sub-segmento dos comerciais ligeiros representa em alguns casos, como a Citröen, Renault e Fiat, as três acima dos 20 por cento. Para a Renault significa mesmo um quarto da sua força de vendas.
A comercialização de viaturas comerciais ligeiras permite também à Mercedes, Peugeot e Citröen, por exemplo, superarem as suas concorrentes mais directas, depois de apurados os valores totais de vendas de áutomóveis ligeiros.
Três outras marcas merecem igualmente referência na classe dos comerciais ligeiros: Iveco, Mitsubishi e Dacia, a última das quais a beneficiar do facto de ter uma gama jovem.