vendasA queda na produção de contratos novos de renting acumulada até Julho está a ser travada pelas compras de veículos comerciais.

Enquanto houve menos 666 contratos de ligeiros de passageiros contratados nos primeiros sete meses do ano, nos comerciais houve um aumento de 433 unidades.

A quebra nos ligeiros de passageiros é assim de -7,6% em relação ao período homólogo, ao passo que nos comerciais houve uma subida de 18,6%.

No entanto, a proporção de cada um destes segmentos no mercado é bastante díspar. Se os ligeiros contribuem para 75% do total de contratos de aluguer operacional no pais, já os comerciais são apenas 25%.

A própria distribuição de cada um destes segmentos tem vindo a mudar. Em Julho de 2012,  os ligeiros contribuíam para 79% do mercado de renting, mais 4% do que este ano.

Mesmo nos valores médios por cada contrato, estes dois segmentos estão com comportamentos distintos.

Nos ligeiros de passageiros, houve uma queda de 312 euros nos valor total de cada viatura financiada, fixando-se agora nos 20.005 euros. Já os comerciais, estão a ser, em média, financiados em mais 396 euros por cada contrato. O valor por cada contrato é de agora 13.350 euros.

Os dados a partir dos quais são retiradas estas conclusões são da Associação de Leasing, Factoring e Renting.