rac janeiro 2016Em Janeiro de 2016, as vendas de viaturas ligeiras de passageiros cresceram 17,7% em relação a igual período de 2014, resultando em 13.938 novas matriculas.

No canal de rent-a-car as aquisições cresceram 63% relativamente a janeiro de 2014, atingindo as 1.334 unidades.

A ARAC afirma que este crescimento deve-se à maior rotação de veículos em frota, de forma a oferecer um produto de cada vez maior qualidade.

“A idade média dos veículos de rent-a-car em Portugal é cada vez mais baixa, sobretudo devido ao aumento do turismo nacional”, explica a associação do setor.

No que se refere aos veículos de mercadorias, o crescimento das aquisições das empresas de rent-a-cargo representadas pela ARAC foi mais modesto: 151 veículos, mesmo assim mais 6% face ao ano anterior.

A ARAC alerta também para o facto de estar em fase de revisão a legislação que regulamenta a atividade de rent-a-cargo, sendo desejável, segundo a associação, uma evolução para um quadro legal mais liberalizador deste setor, á semelhança da maioria dos países europeus.

“Estamos seguros que este setor venha a ter um forte incremento, com reflexos em toda a economia nacional no que respeita ao transporte de mercadorias”, afirma neste âmbito.