Chegou o RAV4 que realmente interessa às empresas.

Não porque falte potencial à versão híbrida presente no mercado, mas porque este acrescenta um fator importante para as compras por profissionais: é plug-in.

E por dispor de uma mecânica com estas características e reunir as restantes condições para ser elegível para alguns benefícios fiscais – emissões inferiores a 50 g/km e autonomia exclusivamente elétrica superior a 50 km –, eis algumas vantagens para empresas e ENI com contabilidade organizada:

– Dedução do IVA do custo de aquisição;

– É elegível para taxas mais reduzidas de Tributação Autónoma aplicada aos encargos (17,5% no terceiro escalão de TA para empresas, 10% para ENI no segundo escalão);

– Depreciação ou amortização total do valor do custo de aquisição (se até 50 mil euros sem IVA, a uma taxa máxima de 25%/ano; a depreciação abate ao lucro da empresa e é sujeita a TA mais reduzido).

Para melhor compreensão a Toyota formulou este estudo comparativos dos custos de utilização durante 48 meses/120 mil quilómetros:

toyota rav4 plug-in

Toyota RAV4 Plug-in: primeiro contacto

 O SUV de maior sucesso da Toyota e também o carro do género mais vendido em todo o mundo não é o primeiro plug-in da marca (cabe ao Prius ser o pioneiro), mas inaugura uma configuração e estreia tecnologia que vai estender-se à marca e à Lexus.

A mecânica conjuga um motor a gasolina de 2,5 litros com dois motores elétricos que, em conjunto, conferem 306 cv de potência combinada.

Por isso, é o RAV4 mais potente até ao momento.

Mas um dos pontos mais importantes do modelo está na bateria de iões de lítio e na sua capacidade: 18.1 kWh, suficiente para garantir homologações de autonomia exclusivamente elétrica de 75 Km (ciclo WLTP) a 98 km (ciclo urbano).

Outro facto importante, a adição da bateria não interferiu na habitabilidade e, como o motor traseiro é igual ao da unidade híbrida, a volumetria na mala não foi muito sacrificada: reduz de 580 para 520 litros.

Como primeiras impressões de condução há a reter: uma coordenação extraordinária da transmissão que conduz o RAV4 Plug-in sem sobressaltos (o mesmo também acontece na versão híbrida), uma resposta bastante rápida ao movimento de aceleração, uma postura equilibrada apesar do maior peso do conjunto (em grande medida porque a distribuição da bateria sob a plataforma rebaixou o centro de gravidade) e sensivelmente 65 a 68 km de condução 100% elétrica, embora o circuito de teste contivesse uma parte substancial de percursos rápidos.

toyota rav4 plug-in

Tempos de carga e outras características do RAV4 Plug-in

 A bateria de 18,1 kWh que permite excelente autonomia ao RAV4 PHEV tem mais do dobro da capacidade da utilizada pelo Prius Plug-in, que é de 8,8 kWh.

A potência máxima de carregamento da bateria é de 6,6 kW. Isto significa:

– Carga completa em cerca de três horas num posto com esta potência, ligado através de tomada tipo II (Mennekes);

– Sensivelmente cinco horas se ligado a uma tomada doméstica de 16 Amperes (ou de sete horas e meia se for de 10A), através do adaptador fornecido com o carro.

A potência combinada de 306 cv resulta de três motores:

– Motor a gasolina de 2,5 litros, usado no modelo híbrido, em ciclo Atkinson, com potência máxima de 185 cv/136 kW (178 cv/131 kW) no RAV4 Hybrid.

– Motor elétrico dianteiro produz com 134 kW (88 kW no RAV4 Hybrid);

– Motor traseiro de 40 kW.

Ou seja, o motor elétrico instalado na parte dianteira é três vezes mais potente do que a unidade traseira (134 kW vs 40 kW) e tem mais potência do que a versão presente no RAV4 Hybrid.

Pode consultar aqui todas as especificações técnicas do Toyota RAV4 Plug-in

Por defeito, o arranque processa-se sempre em modo elétrico.

Existem naturalmente vários modos possíveis de condução, do mais poupado ao mais desportivo, que é aquele que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos.

O consumo combinado anunciado é de 1,0 litros, para emissões de CO2 de 22 g/km. Valores com bateria carregada, claro. Mas o trajeto percorrido que esgotou a capacidade elétrica com menos de metade do percurso indicia que os consumos não devem diferir substancialmente dos bons valores conseguidos pela unidade exclusivamente híbrida.

Já com um lote de equipamento apreciável, os valores para empresa começam em torno dos 40 mil euros sem IVA, dependendo naturalmente da dimensão da frota.

Esta é a tabela de preços de venda ao público do Toyota RAV4 Plug-in e respetivos níveis de equipamento:

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Pode consultar aqui a lista de equipamento por versão do Toyota RAV4 Plug-in