Em 2022 foram feitos 488 mil carregamentos na rede de carregadores EDP na Península Ibérica (três vezes mais do que em 2021).

A rede gerida pela EDP em Portugal e Espanha permitiu aos condutores de carros elétricos:

  • Percorrerem 45 milhões de km;
  • Evitarem a emissão de cinco mil toneladas de CO2;
  • Darem 1.100 voltas ao planeta sem emissões de carbono ou fazerem mais de 70 mil viagens entre Lisboa e Madrid sem recorrerem a combustíveis fósseis.

Os carros elétricos que utilizaram a rede de carregadores normais, rápidos e ultrarrápidos da EPD foram carregados, ao longo do ano, com 8 GWh de eletricidade.

Lisboa, Porto e Setúbal foram as cidades em Portugal com maior procura por pontos de carregamento da EDP.

Expansão da rede

Em 2022, a EDP acelerou a sua aposta no desenvolvimento da rede pública de carregamento, tendo aumentado para mais de 3.500 os pontos que tem em operação ou desenvolvimento na Península Ibérica.

A elétrica nacional diz que para este crescimento em muito contribuíram as parcerias celebradas com outras entidades; caso da Decathlon, que em conjunto com a EDP vai desenvolver uma rede de mais de 400 pontos de carregamento nas suas lojas espanholas, e das áreas de serviço geridas pela Petroprix, que contarão com mais de 80 pontos de carregamento.

Em Portugal, a EDP diz que continua a desenvolver a sua rede com parceiros que garantem localizações estratégicas, tendo mesmo registado um crescimento junto das PME, com a contratação de mais de 350 pontos de carregamento espalhados pelo país.

A parceria com a Charge Up Europe

A EDP voltou a ser escolhida para a administração da Charge Up Europe, uma associação que contribui para o debate sobre o desenvolvimento da mobilidade sustentável e políticas públicas necessárias para acelerar a expansão da infraestrutura de carregamento.

“A criação de uma infraestrutura robusta de pontos de carregamento é uma condição necessária para a aceleração da adoção à mobilidade elétrica. Esta tem sido uma importante aposta da EDP, que hoje conta com uma rede de cerca de 3.500 pontos de carregamento em desenvolvimento na península ibérica. Esta tem sido também uma frente prioritária no debate de políticas que a EDP tem procurado discutir a nível europeu, junto de associações relevantes do sector, como é o caso da ChargeUp Europe”, diz Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.