Reconciliar os dois tipos de custos de carregamento de uma frota de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos é um desafio para as empresas.

De um lado, o visível: o custo da tarifa de energia, pago por cada kW de eletricidade consumido. Do outro, o invisível: a perda de produtividade, principalmente durante o tempo em que o condutor do VCL elétrico não pode circular enquanto é feito o carregamento.

É por isso que cada vez mais empresas – como a Schindler, por exemplo -, apenas fornecem VCL elétricos apenas a técnicos que possam carregar os seus veículos em casa ou no local de trabalho.

“Não podemos comprometer a nossa produtividade e a eficiência do nosso negócio ao ter técnicos parados num carregador público durante uma hora”, começa por dizer Luca Mancuso, Global Category Manager Mobility da Schindler.

O responsável acrescenta que o TCO competitivo dos veículos comerciais elétricos apenas faz sentido no caso de estes poderem ser carregados em casa ou nas instalações de uma empresa, onde o custo por kW é menor. “Os nossos cálculos de TCO baseiam-se nesta assunção. Quando as empresas começam a recarregar os seus veículos na rua, o custo mais do que duplica, e se um técnico precisar de utilizar um carregador rápido, o valor desse carregamento pode chegar até aos 90 cêntimos por kW”, conclui Mancuso.

Desafios: carregamento público

Infelizmente, para frotas que não regressam, ao fim do dia, ao armazém/escritórios, o carregamento público é uma necessidade para os condutores que não têm forma de carregar o seu veículo em casa.

O desafio aqui é agendar os carregamentos com o tempo de inatividade (previamente planeado) do veículo. Isso aumentará a eficiência do negócio.

Ideias: carregadores portáteis

Gigantes da logística, como a DPD, que só no Reino Unido contam com uma frota de mais de 3.500 VCL elétricos, têm vindo a testar soluções de carregamento portátil. Os condutores recolhem o carregador no armazém ao fim do dia e depois usam-no para recarregar os seus veículos durante a noite. De manhã, à chegada ao armazém, devolvem o carregador ao armazém e recolhem as suas parcelas para iniciarem mais uma jornada de trabalho.

No final de 2023, a frota elétrica da DPD Portugal já contava com modelos como Mercedes-Benz eSprinter, Renault Kangoo E-TECH Electric, Renault Master Z.E., Nissan e-NV200 e Citroën ë-Jumpy.

A solução: planeamento das rotas dos comerciais

Para frotas de comerciais elétricos dependentes da rede pública de carregadores, a solução passa primeiramente pelo planeamento conjunto das equipas de rotas, logística, operações e vendas de uma empresa, que deverão assegurar que os condutores dos VCL elétricos não só seguem os trajetos mais eficientes, mas que também aproveitam as melhores e mais convenientes oportunidades para recarregarem as baterias dos seus veículos.

Certo é que esta realidade é mais fácil de alcançar com veículos que seguem rotas fixas, especialmente se têm garantidos tempos de imobilização em localizações específicas, onde poderão aproveitar para carregar as suas baterias. O desenvolvimento de estações de carregamento dedicadas a frotas suporta uma estratégia deste tipo. A BP Pulse, por exemplo, tem vindo a instalar hubs de carregamento do género.

Adrian Brabazon, diretor de Soluções para Frotas da bp no Reino Unido, diz que o tempo de imobilização de um veículo é invariavelmente uma das áreas de maior foco das frotas, principalmente porque está a custar dinheiro à empresa. É por isso que a disponibilidade e velocidade de um carregador elétrico são fatores críticos neste cenário.

Para frotas de comerciais com rotas impossíveis de prever, soluções de telemática específicas para veículos elétricos permitem aos gestores de frota planearem rotas que maximizam a autonomia do veículo, ao mesmo tempo que planeiam paragens junto a infraestruturas de carregamento.

A habilidade de monitorizar o estado de carga da bateria em tempo real e de identificar pontos de carregamento compatíveis nas proximidades são essenciais para evitar o risco de uma imobilização forçada do comercial ligeiro elétrico.

*com Fleet Europe