A EVIO tem como âmbito o desenvolvimento, operação, manutenção e comercialização de soluções para a mobilidade elétrica

No final de 2024, a EVIO captou 5 milhões de euros de investimento para acelerar a sua expansão internacional, desenvolvimento contínuo e consolidação da sua plataforma de gestão de ecossistema de carregamento de veículos elétricos (VE).

Com sede em Matosinhos, a empresa lançou recentemente uma nova versão da sua app, que introduziu uma funcionalidade pioneira no sector: a capacidade de localização dos postos de carregamento com a melhor relação custo-benefício diretamente no mapa, solução essa que tem um impacto direto nos custos com o carregamento dos VE.

Carlos Almeida, CEO da empresa, explica em entrevista à FLEET MAGAZINE o que distingue a EVIO das outras operadoras do mercado e procura esclarecer qual a melhor forma das empresas tirarem partido de todo o ecossistema de carregamento EVIO.

Para um gestor de frota a principal preocupação ainda é o custo de aquisição do VE ou há outros fatores a ter em conta?

O custo dos VE já não é um entrave, pois com os incentivos do Estado as empresas têm claramente vantagens na escolha pelo elétrico. Muitas que não têm redes internas de carregamento – e por isso dependem exclusivamente da rede pública –, enfrentam custos variáveis e, por vezes, elevados. Na rede pública, muitos dos operadores (OPC) cobram em função do tempo e não dos kWh consumidos. Muitas vezes os gestores enfrentam dificuldades, principalmente em garantir que o condutor termina a sessão no momento certo e que o seu VE não está tempo desnecessário conectado ao posto de carregamento, nomeadamente quando usa um cartão RFID e não uma aplicação de telemóvel. É aqui que as nossas soluções marcam a diferença.

Na 12.ª Conferência Gestão de Frotas – Estoril lançaram uma nova funcionalidade para redução de custos com carregamentos. Em que se baseia esta solução?

A principal parcela do custo de carregamento dos veículos está associada à taxa de utilização do posto, definida pelos OPC, e não ao preço da eletricidade. Muitos condutores acabam por pagar mais do que deveriam pelos carregamentos devido a alguns fatores, como o uso de um cartão físico, a permanência excessiva no posto ou a escolha de um posto de carregamento inadequado para o VE ou que tenha tarifas elevadas.

Para resolver esse problema, lançámos uma nova funcionalidade que exibe diretamente no mapa o Top10 dos postos mais vantajosos em termos de custo-benefício na área selecionada. Essa inovação apoia os condutores na escolha mais económica e eficiente, reduzindo significativamente os custos de carregamento.

Esta funcionalidade destaca-nos entre comercializadores e prestadores de serviços de mobilidade elétrica tanto a nível nacional quanto internacional.

Muitas empresas ainda hesitam na transição para VE por falta de ferramentas de controlo dos custos. O que vos diferencia, neste campo, das outras ofertas no mercado?

A nossa plataforma permite a gestão de consumo nas frotas elétricas, permitindo aos gestores de frotas monitorizar, controlar e otimizar os custos dos carregamentos em tempo real.

Disponibilizamos várias funcionalidades que respondem às necessidades das empresas, tais como: definição de plafonds; controlo de quilometragem; Top10; indicadores de controlo de custo; estatísticas e histórico de utilização.

Adicionalmente, os gestores têm acesso a: relatórios, personalização da faturação, pegada de carbono da frota e possibilidade de integração por API com outros sistemas. Tudo funcionalidades que simplificam a tomada de decisão.

A solução EVIO inclui uma aplicação web para os gestores de frotas. Para os condutores está disponível uma app móvel e um cartão físico.

A plataforma permite realizar carregamentos, na empresa, na via pública ou em casa dos colaboradores, garantindo que os custos são automaticamente faturados à empresa.

Faz sentido uma empresa apostar na criação de uma rede de carregamento interna?

Sim. Uma rede de carregamento interna é muito mais cómoda e permite aproveitar o tempo durante o qual o veículo está parado na empresa. Além disso, permite carregar com a própria produção de energia de origem renovável e reduzir os custos de carregamento face ao carregamento na rede pública, para além de otimizar o tempo de indisponibilidade e circulação da frota.

Contudo, as redes internas devem ser bem dimensionadas. A EVIO fornece uma solução chave-na-mão para empresas que querem desenvolver a sua própria infraestrutura de carregamento, ou seja, apresentamos a solução técnica mais adequada. Avaliamos as necessidades específicas da frota, definimos o número e potência dos postos, tipo de tensão, sistema de balanceamento e gestão de potência da infraestrutura. Se existente, garantimos a integração com a produção de energia renovável própria. Além disso, a nossa plataforma permite gerir acessos, utilizadores e tarifários, garantindo que a empresa tem total controlo sobre a operação.

O carregamento doméstico das viaturas de uma frota é uma opção para reduzir custos face aos carregamentos na via pública?

O carregamento doméstico é uma solução muito prática, mas precisa de ser gerido corretamente para garantir transparência e alocação correta dos custos. Com a nossa plataforma, é possível monitorizar em tempo real os carregamentos feitos em casa, permitindo perceber se a sessão vai ser subtraída do consumo da casa. Desta forma, o utilizador pode perceber se está ou não com algum problema.

Como vê o futuro da eletrificação das frotas?

O futuro das frotas elétricas passa por uma gestão cada vez mais integrada entre veículos, infraestrutura e consumo de energia.

As empresas vão depender cada vez mais de soluções inteligentes para otimizar custos, prever necessidades de carregamento e integrar fontes de energia renovável. Na EVIO, o nosso objetivo é tornar esta transição mais simples, acessível e eficiente.