De acordo com a ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis), em outubro de 2019, os registos de veículos comerciais ligeiros novos caíram 5,8% na União Europeia – a introdução da norma WLTP para todos os comerciais ligeiros a 1 de setembro contribuiu, em muito, para estes valores. Manteve-se assim a tendência registada em setembro passado.

Como resultado, à exceção da Itália (com um crescimento de 2,0% nos registos), os principais mercados europeus registaram perdas durante outubro – Reino Unido (-11,0%) e Alemanha (-10,1%) a serem os mais penalizados.

entre janeiro e outubro do corrente, o mercado europeu de comerciais ligeiros novos expandiu em 3,4%, tendo alcançado um número de registos a rondar as 1,8 milhões de unidades.

Olhando para os principais mercados europeus, eis os seus comportamentos em período acumulado:

  • Alemanha: +8,7%, 254.415 unidades
  • Espanha: +1,5%, 181.766 unidades
  • França: +5,2%, 396.715 unidades
  • Itália: +6,4%, 151.550 unidades
  • Reino Unido: +3,1%, 311.989 unidades

Portugal

No que respeita ao nosso país, durante o mês de outubro foram registados 2.917 comerciais ligeiros, o que representa uma queda acentuada de 9,6% nas vendas deste tipo de veículos.

Relativamente ao acumulado, Portugal regista uma quebra de 1,3%, tendo sido vendidos menos 394 veículos que em igual período de 2018 (31.467 unidades em 2018 contra as 31.073 unidades em 2019).