A LeasePlan lançou na semana passada o seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, no qual revela os progressos feitos pela empresa na implementação de uma estratégia de sustentabilidade.
Assente em três pilares fundamentais: marcar o futuro da mobilidade de baixas emissões, fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social e reduzir o seu próprio impacto ambiental, a estratégia de sustentabilidade da LeasePlan inclui ainda o objetivo de alcançar as zero emissões líquidas da sua frota total até 2030.
“As mudanças climáticas são o maior desafio que enfrentamos como humanidade e, sendo que o transporte rodoviário representa cerca de 20% das emissões globais de CO2, estamos determinados em fazer a nossa parte. É por isso que queremos alcançar as zero emissões líquidas de toda a nossa frota de 1,9 milhão de veículos até 2030, começando pelos veículos dos nossos colaboradores”, diz Tex Gunning, CEO da LeasePlan.
A gestora considera que estas são metas ambiciosas, e é por isso que decidiu publicar o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade.
“Queremos ser transparentes com os nossos clientes, investidores e outros stakeholders, sobre como está a correr o nosso percurso rumo às zero emissões e onde podemos melhorar. O nosso mantra é simples: se é relatável, é mensurável – e por isso podemos ser responsabilizados.”
– Tex Gunning
Um futuro zero-emissões falado em português
A adoção de políticas de veículos elétricos (VE) tem crescido, em parte, graças às políticas governativas e aos incentivos fiscais.
Apesar dos contínuos obstáculos, tais como uma infraestrutura de carregamento insuficiente, os clientes da LeasePlan Portugal começam a manifestar um interesse cada vez maior nos VE para as suas frotas.
António Oliveira Martins, diretor geral da LeasePlan Portugal, refere a importância do mercado dos VE em Portugal. “Acreditamos que toda a indústria ‘Car-as-a-service’ vai beneficiar com a mudança para a mobilidade zero-emissões”, diz.
Em 2010, assim que começaram a chegar os primeiros modelos elétricos a Portugal, a LeasePlan lançou a sua estratégia de VE. A gestora organizou eventos, apresentações, test drives e publicou guias para dar a conhecer aos seus clientes esta nova forma de mobilidade.
Oliveira Martins diz que a LeasePlan Portugal atualizou recentemente a sua estratégia de VE com vista a aumentar a sua oferta elétrica. A estratégia inclui a oferta de soluções de carregamento integradas, parcerias estratégicas e a criação de acordos especiais para pequenas empresas.
Em Portugal, os veículos elétricos (100% e híbridos plug-in) representam 8% do total de novos contratos de renting celebrados pela LeasePlan, em 2019.
Destaques do Relatório Anual de Sustentabilidade LeasePlan
- Implementação de um pacto de soluções para VE em 12 países
- Lançar o primeiro Green Bond Framework da LeasePlan, usado para financiar ou refinanciar a compra de veículos elétricos a bateria (VEB)
- Organizar eventos educacionais sobre VE para clientes, bem como publicar manuais como o Sustainable Fleet Benchmark
Consulte na íntegra o Relatório Anual de Sustentabilidade da LeasePlan.