A Targa Telematics publicou o seu primeiro relatório de sustentabilidade, tendo por base o que diz ser o seu compromisso com o crescimento responsável e a contribuição para uma mobilidade inteligente e sustentável.

O relatório contém descrito o caminho percorrido pela Targa Telematics para integrar cada vez mais os aspetos ESG (Ambientais, Sociais e de Governance) nas suas estratégias empresariais: desde o cálculo da pegada de carbono até ao processo de obtenção da classificação EcoVadis (medalha de prata) e das certificações ISO 14001 e ISO 27001.

Targa Telematics é Empresa Europeia do Ano 2023 para a Frost & Sullivan

A empresa baseia nos resultados da Análise de Materialidade deste relatório os seus planos para o futuro, assentes agora em três pilares distintos, suportados por objetivos estratégicos específicos:

  • Pessoas: criar uma cultura cooperativa, honesta e de inclusão, abraçando e desenvolvendo o talento com uma força de trabalho diversificada e enérgica, sempre com os olhos postos na formação dos “líderes do amanhã”;
  • Negócios: co-criar, juntamente com os clientes, uma nova mobilidade sustentável. Ser a escolha dos clientes, promovendo junto deles (e ser líder em) soluções de mobilidade inovadoras;
  • Ambiente: alcançar uma mobilidade sustentável através das tecnologias mais inovadoras. Reduzir a pegada carbónica e contribuir para uma mobilidade mais sustentável.

Estes objetivos estratégicos serão perseguidos com base num plano de investimento.

A Targa Telematics diz que esta abordagem lhe permitirá ser mais incisiva na concretização dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, de acordo com a Agenda 2030 da ONU, identificados para âmbito específico.

O relatório de sustentabilidade 2022 está disponível em www.targatelematics.com/pt/sustentabilidade/

Nicola De Mattia, CEO da empresa, diz que a sustentabilidade e a responsabilidade social são elementos cruciais para as empresas, e destaca a sua interconexão “muito estreita” com uma multiplicidade de agentes internos e externos à sua atividade.

“As empresas modernas e os seus gestores não podem fugir à responsabilidade de promover ativa e constantemente comportamentos virtuosos, cuidando de todas as questões relativas à sustentabilidade. Isso inclui o respeito pelo ambiente, pelas novas e futuras gerações e por todas as partes interessadas envolvidas, mas também se tornou um elemento-chave para o sucesso de qualquer iniciativa empresarial e industrial”, acrescenta.

“Para consolidar ainda mais o nosso compromisso com uma gestão empresarial cada vez mais responsável, promovemos uma utilização mais eficiente dos recursos, reduzindo o impacto ambiental das nossas atividades e promovendo o bem-estar das comunidades em que operamos”, conclui De Mattia.