O novo Renault 4 Elétrico foi apresentado mundialmente em Portugal e marca um passo estratégico na missão da Renault de tornar a mobilidade elétrica acessível, prática e profissionalmente viável.

A par do Renault 5 E-Tech, este modelo assume-se como um dos pilares da nova geração de veículos 100% elétricos da marca, reforçando o compromisso com a descarbonização e a inovação.

Com preços a partir de 23.983,74 euros + IVA (29.500 euros), o Renault 4 E-Tech posiciona-se como uma proposta competitiva, ao combinar:

  • Baixos custos de operação;
  • Incentivos fiscais;
  • Práticas de sustentabilidade bem vistas em qualquer relatório de responsabilidade ambiental de uma empresa.

Nesta matéria, mais do que a presença de mobilidade sem emissões, todo o ciclo de produção e de vida do Renault 4 E-Tech foi pensado para minimizar o seu impacto ambiental e promover a economia circular.

Nomeadamente:

  • Utilização de materiais reciclados e recicláveis;
  • Recurso a métodos de produção mais simples e eficientes;
  • Menor gasto energético na construção – e até na pintura – de cada carro.

Solução sustentável e versátil para empresas

Inspirado no icónico Quatrelle, o novo Renault 4 mantém o espírito de aventura e simplicidade, mas com uma forte componente tecnológica e prática.

A base mecânica e elétrica é partilhada com o Renault 5 E-Tech, mas o Renault 4 oferece mais 8 cm de distância entre eixos, proporcionando mais espaço para passageiros, maior modularidade dos bancos e uma bagageira mais versátil.

Solução moderna, eficiente e adaptável às necessidades do uso empresarial e profissional, com os bancos rebatidos, é possível criar uma superfície de 2,2 metros de comprimento, ideal para transportar objetos compridos como escadotes ou pranchas, algo muito útil para profissionais, técnicos ou equipas móveis.

A bagageira começa nos 420 litros e pode atingir os 1.405 litros, oferecendo espaço de carga equivalente ao de uma pequena carrinha, sem comprometer o conforto dos ocupantes ou o estilo urbano do veículo.

Renault 4 E-Tech elétrico

Existem espaços adicionais sob o piso, removíveis e práticos, permitindo organizar melhor o material de trabalho ou objetos de valor. Outra vantagem, a altura do piso da mala fica a pouco mais de 60 cm do solo, o que facilita as operações de carga e descarga.

“Podemos obter uma gestão de frotas realmente eficiente”. Entrevista a Sébastien Crochemore, responsável pelo desempenho dos produtos comerciais Renault

Equipamento digital com integração Google e IA

Apesar do estilo simples e minimalista do interior, o ambiente interior do R4 E-Tech Electric foi idealizado para ser prático e versátil.

Numa combinação bem conseguida de modernidade, funcionalidade, conectividade e uso de inteligência artificial, desde que convenientemente explorados, os dois últimos recursos tecnológicos podem contribuir para uma utilização mais eficiente da utilização deste carro em ambiente de frota, na melhoria da eficácia de rotas, da produtividade e na obtenção de dados de utilização em tempo real.

Tal como no Renault 5, o 4 E-Tech vem com um painel de instrumentos digital e um ecrã táctil central com sistema multimédia intuitivo, fácil de usar para quem conhece o sistema Google.

Inclui comandos por voz, acesso a aplicações através da Google Play e navegação com informação em tempo real sobre a autonomia eléctrica e locais de carregamento.

Como no Renault 5 E-Tech, o simpático avatar Reno está presente, agora com a ajuda do ChatGPT como companheiro virtual de viagem.

Preços, versões e autonomias Renault 4 E-TECH Electric

O Renault 4 E-Tech apresenta os seguintes preços no mercado português:

  • Evolution 120 cv: 23.983,74 euros + IVA (29.500 euros);
  • Evolution 150 cv: 26.829,27 euros + IVA (33.000 euros);
  • Techno 150 cv: 28.455,28 euros + IVA (35.000 euros);
  • Iconic 150 cv: 30.081,30 euros + IVA (37.000 euros)

Assente na mesma base motriz do Mégane E-Tech Elétrico e do Scenic E-Tech Elétrico, o motor de 110 kW (150 cv e 245 Nm) que equipa o Renault 4 E-Tech Elétrico é idêntico ao utilizado no Renault 5 E-Tech.

Disponível em três níveis de equipamento — Evolution, Techno e Iconic — o Renault 4 E-Tech oferece duas opções de motorização elétrica:

  • 120 cv (225 Nm) com bateria de 40 kWh e até 308 km de autonomia;
  • 150 cv (245 Nm) com bateria de 52 kWh e até 409 km de autonomia

Como soluções de carregamento, em postos rápidos (DC) até 100 kW em corrente contínua (até 80 kW no motor de 120 cv) e todas as versões contam com um carregador bidirecional de 11 kW (AC).

Graças ao Eletric Road Planner (ERP), o condutor recebe sugestões sobre o melhor itinerário e paragens para carregamento, em função da disponibilidade, caraterísticas dos postos de carregamento e do fornecedor do serviço. Este software é continuamente aperfeiçoado graças ao contributo dos utilizadores dos modelos elétricos Megane, Scenic, Renault 5 e, agora, também do Renault 4.