A espera de três anos chegou finalmente ao fim: a Renault apresentou aquela que será a versão final e de comercialização da sua mais recente estrela, o Renault 5 E-TECH 100% Elétrico.

Este carro, diz o construtor francês, faz parte da estratégia de relançamento da Renaulution, apresentada há três anos e de uma renovação industrial e transição para a era elétrica.

Não é por isso de estranhar que o regresso de um modelo icónico, cujo desenvolvimento levou três anos, tenha sido preparado com o apoio de todas as empresas do grupo Renault, que recorreu à Ampere (especializada em veículos elétricos) e à Mobilize.

Este é o carro que vai liderar a nova gama de automóveis elétricos atrativos. Quem o diz é a Renault.

Embora ainda não haja preços definidos, a marca espera ter as primeiras unidades em Portugal em meados de setembro/outubro.

renault 5

Uma das grandes novidades do novíssimo Renault 5 o facto de este ter sido concebido sobre a AmpR Small da Ampere, uma plataforma dedicada a elétricos do segmento B, que permitirá à Renault realizar economias de escala em diversos domínios sem comprometer componentes elétricos ou tecnologias úteis para os clientes.

Assim, no que respeita a dimensões, e graças à AmpR Small, o novo R5 conta com um piso totalmente plano, uma distância entre eixos de 2,54 m, 326 litros de capacidade de bagageira e um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido de 1,5 t.

Outra das grandes novidades – e talvez uma das principais atrações deste elétrico -, é o carregador AC bidirecional compatível com tecnologias V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid). Trata-se de um sistema pioneiro que tornará o novo R5 elétrico num verdadeiro interveniente do ecossistema energético através dos serviços da Mobilize, tudo isto alimentando a rede com eletricidade isenta de carbono, diz a Renault.

Relativamente a componentes do sistema elétrico, o R5 conta com um motor elétrico mais compacto do que o dos seus irmãos mais velhos Megane E-TECH 100% Elétrico e Scénic E-TECH 100% Elétrico. Esta unidade motora síncrona de rotor bobinado estará disponível com três níveis de potência: 150 cv/245 Nm, 122 cv/225 Nm e 95 cv/215 Nm.

Novo Renault Scénic E-Tech elétrico: o familiar que pisca o olho às empresas

Quanto à bateria de tração, o novo Renault 5 poderá ser equipado com uma das duas opções:

  • 52 kWh, com autonomia até 400 km (ciclo WLTP, no modo de condução Comfort)
  • 40 kWh, com autonomia urbana de até 300 km (ciclo WLTP)

Para o motor de 95 cv está prevista a instalação de um carregador interno de 11 kW AC, apenas unidirecional.

Quanto aos motores de 120 e 150 cv, contam com um carregador AC bidirecional de 11 kW. Ambos beneficiam também de um carregador DC de 80 kW para a variante de 120 cv e de 100 kW para a de 150 cv.

Com um ponto de carregamento de 11 kW AC, a bateria de 52 kWh precisa de 4h30 para carregar de 10 a 100% da sua capacidade. Já a bateria de 40 kWh precisa de menos de uma hora, garante o fabricante.

No que respeita ao carregamento rápido em corrente contínua, nas variantes de potência de 120 e 150 cv, serão precisos 30 minutos para carregar a bateria de 15 a 80% num posto de carga DC.

Na fase de lançamento, o Renault 5 E-TECH 100% Elétrico estará disponível em dois níveis de equipamento, cada um deles associado à bateria de 52 kWh: Techno e Iconic Cinq. Numa data posterior, estes níveis de equipamento também estarão disponíveis na variante de bateria de 40 kWh. Nessa altura serão também lançadas versões de entrada de gama com bateria de 40 kWh, diz a Renault.

renault 5

No capítulo da segurança a bordo, destaque para:

  • Ajudas à condução (ADAS) ao nível do segmento superior: Sistema de Alerta de Atenção do Condutor, Travagem Automática de Emergência à Retaguarda, Deteção Dianteira com Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem de Emergência, Deteção Traseira com Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem de Emergência e Alerta de Saída Segura dos Ocupantes;
  • Active Driver Assist, sistema inteligente do regulador de velocidade adaptativo, antecipa as condições da estrada e proporciona uma delegação de condução automatizada de nível 2;
  • Safety Coach, que fornece conselhos personalizados para uma condução mais responsável;
  • Novo sistema de travagem dinâmica (One Box), que reduz para metade o tempo de reação da travagem automática;
  • Sistema de Travagem Automática Pós-Acidente, que bloqueia automaticamente os travões do R5 em caso de colisão para melhorar a segurança do veículo e dos seus ocupantes após um primeiro impacto;
  • Tecnologias Fireman Access, Pyroswitch e QRescue, que simplificam a reação de primeiros socorros em caso de acidente.

Galeria de imagens do novo Renault 5 E-TECH 100% Elétrico