A Renault anunciou que a fábrica Renault Cacia já começou a produzir, em exclusivo, a nova caixa de velocidades do grupo automóvel francês. Esta referência será responsável, no decorrer do próximo ano, por cerca de 70% do volume de negócios daquela unidade fabril.

Através de uma linha de montagem específica, a fábrica portuguesa Renault Cacia iniciou a produção da caixa de velocidades JT 4 destinada aos motores a gasolina 1.0 (HR10) e 1.6 (HR16) presentes nos modelos Clio, Captur e Mégane da Renault e Sandero e Duster da Dacia.

Na sequência deste investimento, que supera os 100 milhões de euros, na fábrica da Renault Cacia, o grupo francês espera alcançar uma capacidade de fornecimento de 500 mil unidades/ano da caixa de velocidades JT 4 às diversas fábricas de montagem de automóveis espalhadas pelo mundo. O grupo Renault diz ainda que no primeiro quadrimestre de 2021, a capacidade de produção será aumentada para 550 mil unidades/ano.

https://fleetmagazine.pt/2020/07/23/renault-e-tech-clio-captur-megane/

Trata-se de uma opção estratégica do grupo Renault, que reconhece a fábrica do concelho de Aveiro como a melhor unidade de produção de caixas de velocidades – segundo os critérios de Qualidade, Custo e Prazo – de entre todas as fábricas de componentes mecânicos do Grupo e da Aliança Renault-Nissan.

“O início da fabricação da nova caixa de velocidades do Grupo Renault é um marco histórico para a Renault Cacia”, diz Christophe Clément, diretor da Renault Cacia. O responsável acrescenta que a atribuição em exclusivo deste produto à fábrica portuguesa “é a prova da competência dessa fábrica, que vê assim o seu futuro imediato assegurado com esta nova caixa de velocidades”.