O Renault Clio foi o carro mais vendido na União Europeia em 2020, confirmam os dados da ACEA, Associação dos Construtores Europeus de Automóveis.

A tabela que junta os valores dos 27 Estados da União Europeia mostra que os lugares seguintes do pódio foram ocupados pelo VW Golf e pelo Peugeot 208.

É a primeira vez nos últimos anos que a liderança não pertence ao carro alemão, cuja 8.ª geração foi lançada em meados de 2020.

A quebra de 23,7% das vendas de automóveis de passageiros na União Europeia em 2020 e o primeiro ano completo sem a participação do mercado do Reino Unido (que no ano passado valeu mais de 1,6 milhões de carros), explicam o facto, revelam os analistas.

“Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o desempenho do VW Golf mudou”, explica a ACEA. “Caso contrário, ainda seria o modelo mais vendido em 2020”.

No mercado inglês, que desceu 29.4% em 2020, o VW Golf registou 43.109 unidades, ficando logo atrás do Fiesta e do Corsa.

“Avaliando os dados da União Europeia com os 28 mercados, o Golf foi sempre o modelo mais vendido este século, exceto em 2006”, adianta a ACEA.

Com todos os modelos das 10 primeiras posições a baixarem no número de novas matrículas, o Opel Corsa foi aquele que menos perdeu (-9,5%) e o que mais subiu na tabela: da 10.ª posição em 2019, para o 6.º lugar em 2020.

Em sentido inverso, o VW Tiguan foi o que mais desceu na tabela (da 3.ª para a 9.ª posição em 2020), com a queda percentual mais elevada em 2020: -33,9%.

2020: carros mais matriculados em Portugal

Confira agora os 10 carros de passageiros mais vendidos na União Europeia em 2020:

clio e-tech

Renault Clio: 236.913 unidades, 19,8% menos do que em 2019. Subiu uma posição na tabela.

novo Volkswagen Golf

Volkswagen Golf: 233.792 unidades. Perdeu quase um terço das vendas de 2019 (-30,4%) e desceu uma posição na tabela.

Peugeot 208: o terceiro lugar e a subida de duas posições na tabela devem-se ao facto de ter “apenas” perdido 11,9% das vendas em relação a 2019. Mesmo assim 181.372 unidades

skoda octavia

Skoda Octavia: com 166.195 unidades, a quarta posição do carro checo representa uma subida de três lugares no ranking dos modelos. Conheceu nova geração recentemente

ligeiros outubro

Renault Captur: subiu uma posição e vendeu 158.715 unidades. Mais do que isso: foi o SUV mais vendido na União Europeia em 2020, destronando o VW Tiguan. Tem versão híbrida plug-in

novos Dacia

Dacia Sandero: no ano de transição entre a anterior e a nova geração, o carro mais procurado por clientes particulares fez -26,6% e caiu dois lugares na tabela, com 153.920 unidades registadas

Opel Corsa: em nova geração e pela primeira vez com uma unidade 100% elétrica. Contabilizou 150.112 novos registos na União Europeia e quantos mais poderia ter feito, enquanto Vauxhall, caso o Reino Unido ainda pertencesse à União

Toyota Yaris: o oitavo lugar do Yaris representa a subida de uma posição face a 2019: 148.492 unidades fez o modelo japonês em 2020. Uma recta final fulgurante, que justifica o facto de ter sido o carro mais vendido na Europa em janeiro de 2021

tiguan

Volkswagen Tiguan: o maior tombo da tabela, em ano de novo modelo: com menos 73.943 matriculas, fez apenas 144.166 registos em 2020

Fiat Panda: o intemporal Fiat Panda, modelo que recentemente recebeu versões híbridas, desceu duas posições e fez 143.558 matrículas em 2020