Em disposição e em estreia mundial no Salão Automóvel de Bruxelas, a decorrer até ao próximo dia 19, estarão os novos Renault Clio E-TECH de 140 cv híbrido e Renault Captur E-TECH Plug-in Hybrid de 160 cv.

A juntar-se ao 100% elétrico ZOE, os novos Clio e Captur E-TECH receberão em breve a companhia do Mégane E-TECH Plug-in Hybrid. A Renault acredita, com esta oferta, que ter uma gama híbrida permitirá às pessoas descobrirem o prazer de conduzir um veículo elétrico.

É devido à plataforma modular CMF-B, preparada para receber um conjunto de novas mecânicas tecnologias de segurança, conectividade e assistência à condução, que foi possível integrar a tecnologia E-TECH nestes novos Clio e Captur.

Segundo a Renault, os novos motores híbridos E-TECH do Clio e Captur resultam da troca de experiências e partilha de sinergias desenvolvidas pelas outras marcas da Aliança. Diz a marca francesa que a Aliança permite a utilização de uma maior gama de soluções técnicas adaptáveis às necessidades de cada mercado específico.

Diz o Grupo Renault que em 2022 pretende ter oito modelos 100% elétricos e 12 modelos eletrificados (híbridos e Plug-in Hybrids).

Tecnologia motriz

A arquitetura da transmissão do motor E-TECH baseia-se na utilizada nos carros de Fórmula 1 da equipa Renault F1 Team: um motor de combustão combinado com dois motores elétricos e uma bateria central.

A caixa de velocidades sem embraiagem permite um arranque 100% elétrico e reduz significativamente os intervalos de aceleração durante mudanças de velocidade. Diz a Renault que este processo aumenta o conforto e a performance na condução.

As capacidades das baterias

O novo Clio E-TECH possui uma bateria de 1,2 kWh (230V) que permite uma “significativa redução de emissões CO2”. Garante ainda que 80% do tempo passado em condução urbana seja feito em modo 100% elétrico, o que garante uma poupança de até 40% nos consumos quando comparado com um motor térmico.

Já o novo Captur E-TECH Plug-in Hybrid tem uma bateria de 9,8 kWh (400V) que permite uma autonomia de até 65 km em modo 100% elétrico, na cidade.

Modos de condução

A combinação de dois motores elétricos, uma caixa de velocidades inteligente e um motor térmico oferecem, segundo a Renault, a seguinte variedade de modos de condução:

  • Arranque 100% elétrico: os veículos híbridos E-TECH arrancam sistematicamente em modo elétrico
  • Adaptação automática a situações de condução: a tecnologia E-TECH combina as vantagens dos diferentes tipos de hibridização possíveis, sendo que os motores podem funcionar independentemente ou em conjunto, direcionando potência para o eixo. A potência necessária é gerida pela transmissão consoante a aceleração, bem como as oportunidades de regeneração da bateria. Esta gestão é feita por 15 combinações operacionais que ocorrem entre os diferentes motores e a caixa de velocidades.

Durante a utilização, a mudança de um modo para outro é, diz a Renault, impercetível. O sistema E-TECH escolhe automaticamente o modo mais apropriado para a situação e otimiza o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Travagem regenerativa

A tecnologia E-TECH otimiza a utilização da energia durante as desacelerações e a travagem.

  • Durante a desaceleração: com a caixa de velocidades no modo “Drive”, o motor elétrico primário funciona como um gerador que recupera energia cinética produzida pela desaceleração e transforma-a em energia elétrica, que é de imediato encaminhada para a bateria. Para uma recuperação ainda maior de energia, a alavanca de velocidades pode ser colocada em “Brake”
  • Travagem regenerativa: quando o condutor aciona o pedal do travão, o processo de travagem é ativado eletricamente, com os travões hidráulicos a serem ativados adicionalmente se necessário. O motor elétrico recupera assim a energia excessiva resultante da travagem e encaminha-a para a bateria