A renovação de um automóvel com mais de 35 anos está à vista. O novo Renault Espace chega ao mercado com um estilo crossover sem nunca deixar de parte o conceito de viagens em classe executiva.

A Renault Espace, que se quer posicionar no sector das frotas como uma opção premium, chega com preços a partir dos 49.950 euros para o motor TCe 225 EDC FAP. A versão Blue dCi 160 EDC tem um PVP proposto de 50.500 euros.

Há cinco anos, a Renault previa que 70% das vendas da Espace seriam para frotas

A renovada quinta geração do Renault Espace surge com uma altura ao solo de 16 cm e mantém os sete lugares individuais. Da reformulação da imagem destacam-se a nova grelha dianteira inferior, os novos pára-choques dianteiro e traseiro, as novas saídas de escape ou as novas jantes em liga leve, que conferem uma nova atitude à Espace.

Na nova grelha, destaque para os novos faróis adaptativos LED MATRIX VISION, uma tecnologia que duplica a luminosidade em relação aos LED convencionais que permite maior alcance (225 metros).

No interior, a Renault manteve o requinte verificado nas anteriores edições, sem nunca descurar o luxo e o conforto – imagens de marca da Espace que, em relação à versão até agora comercializada, conta com um novo ecrã TFT de 10,2 polegadas com replicação de navegação, complementado por um sistema head-up display. Além deste, conta com um novo sistema multimédia EASY LINK de 9,3 polegadas que integra rádio, multimédia, comunicações com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay, navegação e informações de trânsito e de preços de combustível em tempo real.

Galeria de imagens

Sete lugares funcionais

Os dois bancos da terceira fila podem ser recolhidos para o interior do piso, o que aumenta a capacidade de carga para 2.201 litros. Através do sistema Renault EASY LINK, o condutor pode proceder a esta operação com apenas um toque graças à modularidade One-Touch, uma funcionalidade que também permite rebater os bancos da segunda fila.

Já o portão traseiro elétrico pode ser acionado com um movimento do pé sob o pára-choques traseiro, ou mesmo através do cartão mãos livres.

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Quatro rodas direcionais

Uma das novidades da Renault Espace é o 4CONTROL, que permite maior conforto de condução, nomeadamente nas manobras de estacionamento, além de conferir maior segurança ao condutor em viagem.

Assim, em modo de rodagem até 50 km/h, as rodas traseiras da nova Renault Espace viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, para que o diâmetro de viragem (11,1 metros) aumente. Acima dos 50 km/h, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras, o que aumenta a aderência e a segurança.

Motorizações disponíveis

TCe 225 EDC FAP

Motor a gasolina 1.8 litros de 4 cilindros com turbocompressor e injeção direta, associado a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem de sete velocidades. Este bloco é capaz de debitar 225 cv e um binário de 300 Nm logo a partir das 2.000 rpm. A Renault anuncia consumos, em ciclo WLTP, entre os 7,6 e os 8 litros aos 100 km.

Blue dCi 160 e 200 EDC

O motor 2.0 Blue dCi é um bloco a diesel associado à caixa automática EDC de dupla embraiagem de seis velocidades que propõe dois níveis de potência:

  • O 160 EDC, com um binário de 360 Nm disponível às 1.500 rpm, garante consumos entre os 5,1 e os 6,3 litros aos 100 km
  • Já o 200 EDC possui 200 cv de potência e um binário de 400 Nm a partir das 1.750 rpm. Já os consumos desta versão situam-se entre os 5,3 e os 6,2 litros aos 100 km.

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Ajudas à condução

O sistema ADAS de última geração confere à nova Espace a condução autónoma nível 2.

Das principais características deste sistema, desque para:

  • Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito – combina o regulador de velocidade adaptativo (dotado da função de paragem e arranque automáticos Stop & Go) com o assistente de condução de centragem na via, também disponível em curva.
    O que este sistema faz é regular a velocidade entre os 0 e os 160 km/h, conservando as distâncias de segurança relativamente aos veículos que circulam em frente. O sistema permite a paragem e o arranque do veículo automaticamente, no prazo de três segundos, sem que seja necessária qualquer ação por parte do condutor da Renault Espace
  • Advanced Park Assist – permite o estacionamento automático em paralelo, na perpendicular ou em espinha. Ao condutor é apenas exigido a engrenagem da velocidade e um primeiro impulso. A partir daí, o sistema toma conta da manobra, ajustando volante, aceleração e travagem
  • Alerta de obstáculo traseiro – quando o condutor da Espace está a sair de um lugar de estacionamento, este sistema alerta para a presença de veículos a passar na sua trajetória. Os radares deste sistema têm uma cobertura de 180 graus
  • Sistema de travagem de emergência ativa (AEBS)
  • Alerta de transposição involuntária de via, complementado pelo sistema de assistência na transposição involuntária de via
  • Alerta de sonolência
  • Alerta de ângulo morto
  • Alerta de excesso de velocidade, com reconhecimento dos sinais de trânsito