A Renault apresentou em primeira mão, no IAA Mobility de Munique, o novíssimo Renault Grand Kangoo.
A Fleet Magazine esteve presente na primeira revelação da aguardada versão L2 da terceira geração Kangoo (lançada em 2021). Além da variante térmica, o novo Grand Kangoo conta também com uma versão 100% elétrica, nomeada com o apelido E-Tech – já utilizado noutros modelos da família Renault.
As encomendas para este modelo começam no final deste ano e as primeiras entregas acontecem logo no início de 2024, diz a Renault, que ainda não adianta preços de venda.
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Que argumentos exibe o novo Renault Grand Kangoo?
- Sete lugares individuais e moduláveis;
- É o Kangoo com o maior habitáculo e a maior área de carga de sempre;
- Variante 100% elétrica com autonomia de até 265 km;
Renault Kangoo Van E-TECH 100% Elétrico: onde tudo muda é na condução
Um olho no cliente particular, outro no cliente profissional
Se a versatilidade é um elemento fundamental num carro deste tipo, então esse compromisso é bem patente na quantidade de configurações possível no novo Grand Kangoo equipado com três bancos reais na segunda fila e dois na terceira, conseguindo transportar até sete passageiros adultos. Senão vejamos:
- Cinco bancos traseiros independentes, deslizantes, rebatíveis, retráteis e amovíveis, permitindo um total de até 1.024 configurações de bancos;
- Espaço para os joelhos da terceira fila de 164 mm (a Renault reclama este valor como “o melhor da sua classe”);
- Mais de 58 litros de espaço de arrumação acessível, incluindo gaveta deslizante Easy Life e tabuleiros de arrumação sob o piso na segunda fila;
- 500 litros de capacidade na bagageira, podendo ser extensíveis até 3.750 litros com os bancos traseiros removidos e o banco do passageiro da frente rebatido;
- Até 3,11 metros de comprimento de carga com o banco do passageiro da frente rebatido;
- Duas portas deslizantes laterais de 83 cm (mais 18 cm relativamente ao Kangoo);
- Porta traseira envidraçada de série ou duas portas traseiras articuladas com vidros 2/3-1/3;
- Adaptado para empresas de transporte de crianças, com cinco lugares com sistema Isofix;
Características técnicas da versão elétrica do Renault Grand Kangoo
Equipado com uma bateria de iões de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes, o novo Renault Grand Kangoo consegue circular até 265 km com uma única carga, “o que é suficiente para a maioria das deslocações diárias, com os melhores custos de propriedade e utilização”, diz a Renault.
Alimentado por um motor de 90 kW (122 cv), com 245 Nm de binário, o novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico conta com um modo de condução Eco, que limita a potência a 56 kW e a velocidade máxima a 110 km/h, permitindo uma otimização da autonomia em estrada.
Relativamente à recarga das baterias, o Grand Kangoo elétrico está equipado com dois tipos de carregadores:
- Rápido de 22 kW AC, para uma recarga da bateria (entre 15% e 80%) em 2h40;
- Carregador de 22 kW AC – 80 kW DC (standard), garantindo até 170 km de autonomia em apenas 27 minutos ligado à tomada. Se o condutor parar durante dez minutos num ponto de carregamento de 80 kW DC, pode recuperar até 80 km de autonomia.
A Renault diz mesmo que esta escolha de carregadores cobre toda a gama de necessidades de condução dos utilizadores do novo Grand Kangoo 100% elétrico.
O fabricante acrescenta ainda que, juntamente com o carregador de 22 kW, a bateria dispõe de um sistema de arrefecimento líquido e de uma resistência elétrica para manter a temperatura adequada e, assim, conservar a sua autonomia e reduzir o tempo de carregamento.
As baterias do novo Renault Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico têm uma garantia de oito anos ou 160 mil km. A marca garante que as substitui sem custos se, durante este período, a sua capacidade for inferior a 70% do seu estado de funcionamento.
Novo Renault Scénic E-Tech elétrico: o familiar que pisca o olho às empresas
Serviços conectados on board
Através da aplicação My Renault ou do sistema multimédia Renault Easy Link (de série), este modelo inclui serviços conectados como:
- Carregamento programado da bateria e monitorização remota do estado da bateria;
- Pré-aquecimento ou pré-arrefecimento programado do habitáculo;
- Ajuda para encontrar postos de carregamento no percurso;
- Ajuda para encontrar destinos alcançáveis com a carga atual da bateria.
Haverá motorizações térmicas
O novo Grand Kangoo também pode ser encomendado em duas variantes de combustão interna, com dois motores que o fabricante assegura cumprirem com as mais recentes normas de emissões (Euro 6E).
Assim, o cliente pode optar por um motor a gasolina de 130 cv ou por um diesel de 95 cv.
Três versões de equipamento
A novíssima gama Renault Grand Kangoo pode ser configurada em três variantes de equipamento distintas, direcionadas especificamente para diferentes tipos de utilizadores:
- Authentic: indicada para empresas ou clientes cuja utilização do Grand Kangoo não se cinja apenas a momentos de lazer;
- Equilibre: para entidades e negócios locais que procurem prestar serviços de transporte de passageiros;
- Techno: para famílias e profissionais que procurem padrões de conforto e segurança sem compromissos. Inclui barras de tejadilho.
Este carro conta de série, a partir do nível de equipamento Authentic, com vidros traseiros elétricos, câmara de marcha-atrás, ecrã multimédia Easy Link e serviços conectados.