O Grand Scénic Hybrid Assist é o primeiro modelo da marca que associa um motor elétrico a um de combustão, neste caso, o bloco dCi 110 conjugado com uma caixa manual de 6 velocidades.
Trata-se somente de um sistema de assistência que visa reduzir consumos e, em consequência, as emissões.
Esta solução já tinha sido anunciada no lançamento da atual geração Renault Mégane e vem dar nova vida a um dos motores diesel mais populares da marca: a unidade 1.5 dCi.
O objetivo é reduzir consumos e emissões – até 10% anuncia a marca -, além de melhorar o desempenho, graças ao binário suplementar que pode chegar aos 15 Nm.
Com 7 lugares individuais, esta versão Hybrid Assist fica com o preço mais acessível em toda a gama do Grand Scénic, a partir de 34.900 euros.
A tecnologia Hybrid Assist (não plug-in) assenta num motor elétrico de 10 kW e em duas baterias:
- Uma bateria secundária de 12 volts para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS
- Uma bateria de tração de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração.
É esta última bateria que fornece a energia utilizada pelo sistema híbrido para fornecer binário adicional ao motor dCi 110.
Esta bateria não necessita de qualquer manutenção.
Numa comparação com o Grand Scénic dCi 110 EDC:
- Consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km (em vez de 4 l/100 km)
- Emissões de CO2 de 94 gramas (em vez de 104 g)
- Binário máximo pode chegar aos 275 Nm (em vez de 260 Nm)
Pode descarregar aqui as características mais importantes na ficha de produto da Renault Grand Scénic Hybrid Assist
Associado unicamente ao nível de equipamento Intens, só dois detalhes diferenciam o Grand Scénic Hybrid Assist: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, bem ao lado do velocímetro.
A exemplo das restantes versões, o Grand Scénic Hybrid Assist beneficia da garantia de 5 anos Renault.
Desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1.