Conseguirá o Renault Kadjar fazer frente ao best-seller da classe o Nissan Qashqai?

O ponto de partida é o mesmo: plataforma, mecânica e muito equipamento são partilhados entre os dois modelos, numa política natural de sinergias dentro da Aliança Renault/Nissan.

As dimensões do Renault Kadjar – 4,45 metros de comprimento e 1,84 metros de largura – colocam-no entre o Captur e o Koléos, e são um pouco maiores do que as do Qashqai. A mala é também ligeiramente mais ampla: 472 litros

Estará equipado com motores diesel conhecidos, casos do 1.5 dCi e 1.6 dCi.

renault kadjar 2015Disponível no verão de 2015, tem uma distância ao solo de 19 cm, ângulos de ataque e de saída de 18º e 25°, respectivamente, e versões de tracção a duas ou quatro rodas. A transmissão integral tem três modos de utilização: Auto, Lock e 2WD.

No modo 2 rodas motrizes, o sistema Grip Control, associado a pneus “Mud and Snow”, ajudam a manter a aderência em condições de condução difíceis.

Para facilitar a condução, o Renault R-Link 2®, presente também no novo Espace, traz comandos por voz para a navegação, telefone, aplicações e rádio.

O Renault Kadjar dispõe também de auxílio à travagem de urgência, alerta de saída de via, reconhecimento da sinalização rodoviária com alerta dos limites de velocidade e câmara de marcha atrás. Algumas são acessíveis a partir do menu R-Link 2®, com uma página personalizável projectada no ecrã táctil de 7’’.

 

Alguns dados sobre o segmento

 

renault kadjar 2015A Renault quer fazer uma entrada em grande num segmento que representa, actualmente, cerca de 1/5 dos automóveis vendidos em todo o mundo.

Veículo global para a Europa e vários países africanos da bacia mediterrânica, representa também o ponto de partida para a marca francesa entrar em mercados onde, até agora, não marcava presença. A China, naturalmente, onde será o primeiro Renault produzido localmente.

Mas o que não faltam são modelos crossover para concorrer com o novo Kadjar, o primeiro dos quais o best-seller da classe: o Nissan Qashqai foi o sexto modelo mais vendido em Portugal (3821 unidades) e o nono no espaço europeu (204.200).